CADEIRA 26
1) - IDENTIFICAÇÃO DA ACADÊMICA:
1) - IDENTIFICAÇÃO DA ACADÊMICA:
NOME: Antonia Lúcia da Silva – (TONY SILVA) - Atriz, Cantora, Palhaça, Interprete para Teatro, Rádio, Cinema, Televisão e Oficineira.
FILIAÇÃO: Otacília Fernandes da Silva e Francisco Nogueira da Silva
NATURALIDADE: Mossoró – RN
INSTRUÇÃO: - Licenciatura Plena em Educação Física - Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – UERN – Mossoró – RN
PROFISSÃO: Artista de teatro, televisão e cinema
LOCAL DE TRABALHO: Fundação da Criança e do Adolescente - FUNDAC
CARGO QUE OCUPA: Técnico de nível superior
ACADÊMICA DA AFLAM – CADEIRA: 26
PATRONA: Dercy Gonçalves
FUNÇÃO QUE EXERCE NA AFLAM:
CAPACITAÇÃO:
- Cursos para Atores não Atores de TV – Stenio Garcia – 1982;
- Oficina de Maquiagem para Teatro – 1984;
- Curso de Sonorização e Corpo – Sérgio Mamberto – 1990;
- Oficina de Criação de Clawn – Luiz Monteiro – 1991;
- Oficina de Perna de Pau – 1992;
- Oficina Hoje Tem Espetáculo I – Amir Haddad – 1996;
- Oficina Hoje Tem Espetáculo II– Amir Haddad – 1997;
- Arte Clawnesca – Nil Moura – 1999;
- I Encontro de Diretores do Nordeste – Moncho Rodrigues – 2001.
- Oficina de Corpo. “Seu Corpo Fala!”;
- Oficina de Criação De Clawns;
- Oficina de Voz.
FILIAÇÃO: Otacília Fernandes da Silva e Francisco Nogueira da Silva
NATURALIDADE: Mossoró – RN
INSTRUÇÃO: - Licenciatura Plena em Educação Física - Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – UERN – Mossoró – RN
PROFISSÃO: Artista de teatro, televisão e cinema
LOCAL DE TRABALHO: Fundação da Criança e do Adolescente - FUNDAC
CARGO QUE OCUPA: Técnico de nível superior
ACADÊMICA DA AFLAM – CADEIRA: 26
PATRONA: Dercy Gonçalves
FUNÇÃO QUE EXERCE NA AFLAM:
CAPACITAÇÃO:
- Cursos para Atores não Atores de TV – Stenio Garcia – 1982;
- Oficina de Maquiagem para Teatro – 1984;
- Curso de Sonorização e Corpo – Sérgio Mamberto – 1990;
- Oficina de Criação de Clawn – Luiz Monteiro – 1991;
- Oficina de Perna de Pau – 1992;
- Oficina Hoje Tem Espetáculo I – Amir Haddad – 1996;
- Oficina Hoje Tem Espetáculo II– Amir Haddad – 1997;
- Arte Clawnesca – Nil Moura – 1999;
- I Encontro de Diretores do Nordeste – Moncho Rodrigues – 2001.
- Oficina de Corpo. “Seu Corpo Fala!”;
- Oficina de Criação De Clawns;
- Oficina de Voz.
PARTICIPAÇÃO EM FESTIVAIS: =
- 2008 – 15° Festival Internacional de Teatro – Curitiba/ Fringe -2008;
- Festival de Teatro Macaibense – 1998. =- 2008
- XI Festival Teatro de Inverno Campina Grande – 1991;
- II Festival de Teatro Amador do Rio Grande do Norte – 1987;
- Iª Mostra de Teatro de Mossoró – 1990;
- Circuito Nordeste de Teatro – 1996;
- III Semana Nacional de Teatro – São Luis do Maranhão;
- 2008 – 15° Festival Internacional de Teatro – Curitiba/ Fringe -2008;
- Festival de Teatro Macaibense – 1998. =- 2008
- XI Festival Teatro de Inverno Campina Grande – 1991;
- II Festival de Teatro Amador do Rio Grande do Norte – 1987;
- Iª Mostra de Teatro de Mossoró – 1990;
- Circuito Nordeste de Teatro – 1996;
- III Semana Nacional de Teatro – São Luis do Maranhão;
OUTRAS PARTICIPAÕES:
- O Circo Alegria do Povo – Grupo Terra – Aécio Cândido – 1980;
- Morte Vida Severina – Grupo Terra – Aécio Cândido;
- Constituinte Distinta pra Lutar Pros Seus Direitos – Grupo Terra – Aécio Cândido ;
- A Árvore dos Mamulengos – Cia. Escarcéu – Augusto Pinto;
- A Aurora da Minha Vida – Grupo Nocaute – Chico Villa;
- Tony e Dany pra Matar de Rir – Grupo Nocaute – Gustavo Rosado;
- 1000 Caras em dó ré mi – Grupo Nocaute – Gustavo Rosado;
- Capitães da Areia – Grupo Nocaute – Gilberto Brito;
- O Príncipe do Barro Branco – Grupo Tambor – João Marcelino;
- Os desencantos do Diabo – Grupo Ditirambos – Moncho Rodrigues;
- 2002 - Chuva de Balas no País de Mossoró – Antonio Abujanra;
- 2002 - Auto da Liberdade – Fernando Bicudo;
- 2003 - Oratório de Santa Luzia – João Marcelino;
- 2003 - Auto da Liberdade – Gabriel Vilela;
- 2004 - Chuva de Balas no País de Mossoró – João Marcelino;
- 2004 - Oratório de Santa Luzia – João Marcelino;
- 2005 - Medeia, um Fragmento – Marcelo Flecha;
- 2005 - Auto da Liberdade – Marcelo Flecha;
- 2005 - Oratório de Santa Luzia – João Marcelino;
- 2006 - Chuva de Bala – João Marcelino;
- 2006 - Auto da Liberdade – Marcelo Flecha;
- 2007 - Deus danado – Marcelo Flecha;
- 2007 - Chuva de Bala – João Marcelino;
- 2007 - Auto da Liberdade – João Marcelino;
- 2007 - V Amostra imperatrizense de Teatro;
- 2008 - Desalinhe – Ismael Silva e Cia;
- 2008 - Deus danado –SESC –Avenida Paulista;
- 2008 - Deus danado – Festival Nacional de Teatro de Presidente Prudente;
- 2008 - Deus danado – Aldeia SESC em Caicó;
- Atuou no espetáculo ‘A viagem de um barquinho’, como experiência de direção com Marcos Leonardo;
- Participou no espetáculo “Medéia - um fragmento”, dirigido pelo argentino radicado no maranhão;
- Em fase de montagem e pesquisa o texto “deus danado”, dirigido por Marcelo Flecha ;
- Dirigiu “Leituras dramáticas” nas praças de Mossoró: “Icor á Drummont, Retrato de Cecília, Eu na palavra escrita e Heróis da resistência de outras plagas’;
- Foi convidada a atuar no Auto da Liberdade 2007, dirigido por João Marcelino;
- Fundadora da COOCAR – Cooperativa de artistas;
- Fundadora do Grupo Nocaute, atuando em vários espetáculos;
- Componente da Cia Máscara de Teatro, desde 1997.
FILMES:
2001 - Nas Escadarias do Palácio – Rosenberg Cariri – “Lua Cambará”;
2002 - Documentário – Fabião das Queimadas – Buka Dantas – “O Poeta da Liberdade”;
2008 - Perdição – Buca Dantas.
ESQUETE:
2008 - Estória de Tancoso - Feira do Livro de Mossoró.
- O Circo Alegria do Povo – Grupo Terra – Aécio Cândido – 1980;
- Morte Vida Severina – Grupo Terra – Aécio Cândido;
- Constituinte Distinta pra Lutar Pros Seus Direitos – Grupo Terra – Aécio Cândido ;
- A Árvore dos Mamulengos – Cia. Escarcéu – Augusto Pinto;
- A Aurora da Minha Vida – Grupo Nocaute – Chico Villa;
- Tony e Dany pra Matar de Rir – Grupo Nocaute – Gustavo Rosado;
- 1000 Caras em dó ré mi – Grupo Nocaute – Gustavo Rosado;
- Capitães da Areia – Grupo Nocaute – Gilberto Brito;
- O Príncipe do Barro Branco – Grupo Tambor – João Marcelino;
- Os desencantos do Diabo – Grupo Ditirambos – Moncho Rodrigues;
- 2002 - Chuva de Balas no País de Mossoró – Antonio Abujanra;
- 2002 - Auto da Liberdade – Fernando Bicudo;
- 2003 - Oratório de Santa Luzia – João Marcelino;
- 2003 - Auto da Liberdade – Gabriel Vilela;
- 2004 - Chuva de Balas no País de Mossoró – João Marcelino;
- 2004 - Oratório de Santa Luzia – João Marcelino;
- 2005 - Medeia, um Fragmento – Marcelo Flecha;
- 2005 - Auto da Liberdade – Marcelo Flecha;
- 2005 - Oratório de Santa Luzia – João Marcelino;
- 2006 - Chuva de Bala – João Marcelino;
- 2006 - Auto da Liberdade – Marcelo Flecha;
- 2007 - Deus danado – Marcelo Flecha;
- 2007 - Chuva de Bala – João Marcelino;
- 2007 - Auto da Liberdade – João Marcelino;
- 2007 - V Amostra imperatrizense de Teatro;
- 2008 - Desalinhe – Ismael Silva e Cia;
- 2008 - Deus danado –SESC –Avenida Paulista;
- 2008 - Deus danado – Festival Nacional de Teatro de Presidente Prudente;
- 2008 - Deus danado – Aldeia SESC em Caicó;
- Atuou no espetáculo ‘A viagem de um barquinho’, como experiência de direção com Marcos Leonardo;
- Participou no espetáculo “Medéia - um fragmento”, dirigido pelo argentino radicado no maranhão;
- Em fase de montagem e pesquisa o texto “deus danado”, dirigido por Marcelo Flecha ;
- Dirigiu “Leituras dramáticas” nas praças de Mossoró: “Icor á Drummont, Retrato de Cecília, Eu na palavra escrita e Heróis da resistência de outras plagas’;
- Foi convidada a atuar no Auto da Liberdade 2007, dirigido por João Marcelino;
- Fundadora da COOCAR – Cooperativa de artistas;
- Fundadora do Grupo Nocaute, atuando em vários espetáculos;
- Componente da Cia Máscara de Teatro, desde 1997.
FILMES:
2001 - Nas Escadarias do Palácio – Rosenberg Cariri – “Lua Cambará”;
2002 - Documentário – Fabião das Queimadas – Buka Dantas – “O Poeta da Liberdade”;
2008 - Perdição – Buca Dantas.
ESQUETE:
2008 - Estória de Tancoso - Feira do Livro de Mossoró.
5) – RECONHECIMENTO/CONDECORAÇÕES: - 2007
- Prêmio Chico Daniel - Melhor Atriz do Estado do Rio Grande do Norte;
- Premio de melhor atriz no festival de Macaíba-RN;
- Melhor atriz coadjuvante no Festival de inverno de Campina Grande;
- Indicada para melhor atriz no Festival de Cinema em Brasilia – 2003;
- Considerada patrimônio cultural da cidade de Mossoró;
6) - COMO E QUANDO DESCOBRIU QUE TINHA VOCAÇÃO PARA AS ATIVIDADES ARTÍSTICAS:
Tony senão uma atriz. Poder-se-ia dizer que o teatro está na massa do seu sangue, embora ela confesse que chegou ao palco por acaso, ao tempo em que fazia um curso profissionalizante no Eliseu Viana e recebeu o convite de um ex-professor – o atual vice-reitor Aécio Cândido – para participar de uma peça que ele e Crispiniano Neto estavam montando. Até esse momento, Tony ignorava completamente que havia uma coisa chamada teatro.
Tony teve a satisfação de reencontrar, como personagens dessa peça de estréia, talvez a primeira escrita por Aécio Candido, as mesmas personagens de sua infância: a Cirandeira, a Diana do Pastoril, a Cigana das Lapinhas, o Mateus do Boi-de-Reis, a... Ela se lembra que havia uma peça-dentro-da-peça que já denunciava as preocupações do autor com a questão social, no caso, com a reforma agrária, cujo personagem principal se chamava João Boa-Morte. Tony lembra que aceitou o convite assim meio de-brincadeira, sem pensar nas conseqüências e, principalmente, sem pensar em se tornar atriz. Entrou no grupo como entraria numa festa, para brincar e se divertir, completamente ignorante da gravidade que resultava do ato de aceitar o convite. Ela só tomou consciência da coisa no dia da estréia, quando se viu obrigada a viver o seu personagem. Relutou em subir ao palco. E só o fez porque Aécio, desesperado com a sua recusa, a empurrou em direção ao público. Ela nunca esqueceu do medo que sentira, de esquecer tudo, de fracassar diante das pessoas que enchiam a platéia do Auditório Epílogo de Campos. Sobretudo, lembra-se da data em que tudo isso aconteceu, há 27 anos, num dia 13 de novembro. O ano? 1980.
- Prêmio Chico Daniel - Melhor Atriz do Estado do Rio Grande do Norte;
- Premio de melhor atriz no festival de Macaíba-RN;
- Melhor atriz coadjuvante no Festival de inverno de Campina Grande;
- Indicada para melhor atriz no Festival de Cinema em Brasilia – 2003;
- Considerada patrimônio cultural da cidade de Mossoró;
6) - COMO E QUANDO DESCOBRIU QUE TINHA VOCAÇÃO PARA AS ATIVIDADES ARTÍSTICAS:
Tony senão uma atriz. Poder-se-ia dizer que o teatro está na massa do seu sangue, embora ela confesse que chegou ao palco por acaso, ao tempo em que fazia um curso profissionalizante no Eliseu Viana e recebeu o convite de um ex-professor – o atual vice-reitor Aécio Cândido – para participar de uma peça que ele e Crispiniano Neto estavam montando. Até esse momento, Tony ignorava completamente que havia uma coisa chamada teatro.
Tony teve a satisfação de reencontrar, como personagens dessa peça de estréia, talvez a primeira escrita por Aécio Candido, as mesmas personagens de sua infância: a Cirandeira, a Diana do Pastoril, a Cigana das Lapinhas, o Mateus do Boi-de-Reis, a... Ela se lembra que havia uma peça-dentro-da-peça que já denunciava as preocupações do autor com a questão social, no caso, com a reforma agrária, cujo personagem principal se chamava João Boa-Morte. Tony lembra que aceitou o convite assim meio de-brincadeira, sem pensar nas conseqüências e, principalmente, sem pensar em se tornar atriz. Entrou no grupo como entraria numa festa, para brincar e se divertir, completamente ignorante da gravidade que resultava do ato de aceitar o convite. Ela só tomou consciência da coisa no dia da estréia, quando se viu obrigada a viver o seu personagem. Relutou em subir ao palco. E só o fez porque Aécio, desesperado com a sua recusa, a empurrou em direção ao público. Ela nunca esqueceu do medo que sentira, de esquecer tudo, de fracassar diante das pessoas que enchiam a platéia do Auditório Epílogo de Campos. Sobretudo, lembra-se da data em que tudo isso aconteceu, há 27 anos, num dia 13 de novembro. O ano? 1980.
OBS: A resposta à 6ª pergunta foi extraída do site: http://franklinjorge.com/?site=index
Franklin Jorge - Jornalista
Franklin Jorge - Jornalista
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