Antonia Lúcia da Silva (Tony Silva)
AFLAM - Cadeira 26
AFLAM - Cadeira 26
Os festejos de momo tiveram momentos áureos que são lembrados até hoje por pessoas que participaram da história dos Carnavais da cidade de Mossoró. Algumas foram imortalizadas pelo envolvimento que tiveram em vários períodos carnavalesco e permanecem como lenda viva dos carnavais da cidade.
Aos treze dias de julho de 1942, nasce em Mossoró – Valdecí Ferreira de Araujo, filho de D. Francisca Ferreira de Araujo, lavadeira que criou três filhos com muita dificuldade, sendo Valdecí o mimo da Mãe. Aos doze anos sob o incentivo da mesma brincou, pela primeira vez, o carnaval Mossoroense no Bloco de Rua “Os Salinistas”. No ano seguinte passou a fazer parte do Clube “Os Pinhões”, comandado pela maestrina Cristina Gomes, de onde saiu para ser Rei Momo. Nos concursos de fantasias, ganhou quatro anos seguidos o primeiro lugar de fantasias de luxo, ornada com plumas e paetês.
Valdecí diz sonhar sempre com o reinado durante a folia de momo, e espera o ano todo para ser realeza do carnaval.
Quando trabalhava foi lavadeiro de roupa, cozinheiro, camareiro de hotel, funcionário público e já fez dublagem de Alcione (musa predileta). Dignidade e honestidade foram lições que sua Mãe deixou como herança.
“Quando minha Mãe era viva, eu sempre me vestia para que ela me visse primeiro e me abençoasse” – lembra Valdecí. Sua Mãe sempre foi parceira na realização dos seus sonhos.
Valdecí Ferreira entra para a história como um dos imperadores de momo, com um dos períodos mais elásticos de reinando em Mossoró.
Valdecí é um Deus Baco mossoroense, que nasceu embalado por abre alas, ninado por jardineira, acariciado por linda morena numa aurora de cachaça do allah-la-ô, que são músicas de época.
►FOTOS:

Nenhum comentário:
Postar um comentário