sábado, 27 de março de 2010

LANÇAMENTO DO SITE DA AFLAM

Maria do Socorro Cavalcanti
Presidente de Honra da AFLAM
Coordenadora do Site da AFLAM

O Site da AFLAM foi lançado, oficialmente, no dia 27 de março de 2010, numa solenidade considerada linda, emocionante e de alto nível”, dada a qualidade da programação e a presença de um elevado número de convidados, notáveis representantes de instituições sediadas em Mossoró, e noutras cidades do Rio Grande do Norte e do Ceará.
Para a apresentação do mencionado Site, o cerimonialista anunciou o nome da mentora intelectual da obra, Maria do Socorro Cavalcanti (Presidenta de Honra da AFLAM), que contou, para a exposição, com o auxilio do Designer Fábio Paiva de Medeiros e um fundo musical, executado pela tecladista Juliana Oliveira Revoredo.

Após saudar o público, Socorro Cavalcanti informou que: “em decorrência do considerável volume de material exposto no Site, foi selecionado para a sua apresentação uma pequena amostra, através da qual o público terá uma idéia da riqueza literária e artística das acadêmicas da AFLAM, fato este que atrairá os amantes do saber, para o contínuo acesso ao referido Site”. 

Em seguida a expositora solicitou ao Designe Fábio Paiva de Medeiros, que projetasse no telão o endereço do Site da AFLAM, www.aflammossoro.com.br, sendo este lido e repetido pela apresentadora, com a finalidade de levar o público a gravar o citado endereço. Comunicou ainda que, no final do evento, seria entregue aos presentes, o cartão com o endereço do sobredito Site.

Dando prosseguimento ao processo do lançamento do Site, Socorro Cavalcanti pediu que a acadêmica Claudia Maria Azevedo Xavier e o Sr. Raimundo Filgueira conduzissem a Presidenta da AFLAM, Conceição Maciel, à mesa do computador, para que essa desse o clique inicial, objetivando levar ao ar e ao mundo inteiro o Site da Academia Feminina de Letras e Artes Mossoroense - AFLAM.

Ao som do fundo musical vibrante, a Presidenta da AFLAM clicou sobre o mencionado endereço, aparecendo a primeira página do Site da AFLAM, deixando o público surpreso, que se manifestou através de aplausos, que ecoaram em harmonia com o som do fundo musical, executado pela tecladista Juliana Oliveira Revoredo.


Nesse momento, a Presidente de Honra da AFLAM e idealizadora do Site, chamou a atenção do público dizendo que:: "o Site da AFLAM é difere dos demais por contar com uma estrutura que realça, através da simbologia, o amor à instituição; por valorizar as acadêmicas, pondo suas fotos em destaque, como menus acolhedores e divulgadores das suas produções litero-culural; por incluir outros menus com o objetivo de abrigar e repassar conteúdos aos demais interessado no sabe; por estimular parcerias com vistas ao fortalecimento da AFLAM e de instituições afins, na busca dos seus objetivos.


Portanto, para comprovação destas afirmativas e o melhor entendimento dos internautas com vistas a navegação deste Site, ela, Socorro Cavalcanti, informou que:

I) -- Na parte superior da página inicial do Site da AFLAM, está o nome da nossa instituição: – ACADEMIA FEMININA DE LETRAS E ARTES MOSSOROENSE, vindo em seguida:

a) - No centro desta página, o símbolo da AFLAM contendo um LIVRO, ABERTO, sobre o qual encontram-se:
- Do lado direito do livro, a FACE DE UMA MULHER atenta ao mundo, a luta, a fraternidade, a conquista, ao progresso...
- Do lado esquerdo do livro, INSTRUMENTOS DE TRABALHO, indicando a riqueza peculiar das acadêmicas da AFLAM. São mulheres que se dedicam às letras, às artes, à cultura de um modo geral - são escritoras, poetas, atrizes, cantoras, musicistas, escultoras, radialistas, jornalistas, pesquisadoras e bailarinas;

b) - Acima do livro, o lema da Academia - “SEMEANDO A IGUALDADE”, que tem como fundamentação fomentar a equidade, independente de origem, sexo, etnia, cultura, situação sócio-econômica e religiosa;

c) - Na Parte Inferior do livro, formando uma base, está a SIGLA da nossa academia – AFLAM;

d) - Abaixo da sigla da AFLAM, como que acolhendo tudo que foi citado, encontram-se os LOUROS, indicativos de honra e vitórias atribuídas às mulheres heroínas, imortais, que se destacaram em suas áreas, oferecendo frutos para o progresso da humanidade.

II) -- Nas laterais desta página, a inicial, contém 15 (quinze) menus. Dos 07 (sete), localizados no lado esquerdo, apenas “PATRONA DA AFLAM” está, no momento, desprovido de informações, considerando que a academia, ainda não tem Patrona, vez que se faz necessário definir critérios e realizar pesquisa bibliográfica, para o estudo e debate, com vistas a sua escolha.

Os demais menus contém informações atinentes e de valor precioso. Vejamos rapidamente esses menus e vocês depois, então, dedicarão o tempo necessário para se ater aos detalhes.

No menu Histórico da AFLAM, por exemplo, está registrada a história de vida da AFLAM desde os primeiros contatos, em função da sua criação, até o dia 14.08.2009, quando Maria de Fátima de Castro abdicou do cargo de Presidenta da AFLAM, através da Carta/documento, oficializando sua renuncia, e passando documentos da instituição às mãos da vice-presidenta.
:: CLIQUE NO LINK ABAIXO - Histórico da AFLAM:

No menu Presidenta de Honra, contem além do currículo, prosas, versos, informações sobre os livros publicados e discursos pronunciados pela Presidenta de Honra da AFLAM.
: : PRESIDENTE DE HONRA DA AFLAM, CLIQUE NO LINK ABAIXO:
    http://aflammossoro.blogspot.com.br/search/label/Pres.%20Honra

No menu Outros Sócios, estão registrados os titulo honoríficos outorgados em 2008 e os que foram entregues, nesta solenidade, às personalidades que se destacaram pelos serviços prestados à AFLAM e à comunidade Mossoroense. Cconcomitantemente, nesse momento, foram projetadas no telão, as fotos e os mini-currículos dos agraciados com os respectivos títulos. 

: : OUTROS SÓCIOS DA AFLAM, CLIQUE NO LINK ABAIXO: 
    http://aflammossoro.blogspot.com.br/search/label/Outros%20S%C3%B3cios

No menu Diretoria, consta, nominalmente, as integrantes das três diretorias, constituídas para administrar a AFLAM: a primeira diretoria empossada no dia 17 de agosto de 2007; a segunda diretoria decorrente da renuncia da primeira Presidenta Maria de Fátima Castro, oficializada no dia 14 de agosto de 2009, quando a Vice-presidenta Maria Conceição Maciel Filgueira assumiu a Presidência da AFLAM; a terceira diretoria eleita para o biênio 2010/2011e empossada nessa solenidade.

: : COMPOSIÇÃO DA DIRETORIA DA AFLAM, CLIQUE NO LINK ABAIXO:
    http://aflammossoro.blogspot.com.br/search/label/Diretoria
 

No menu acadêmicas, contém apenas o nome das confreiras, com os respectivos números das cadeiras, suas patronas e os e-mail para contatos, considerando que na parte inferior da página deste Site, existe um painel formado pelas fotos das acadêmicas e que, através do clique, obtém-se a produção de cada acadêmica. 

Quanto aos oitos menus, situados no lado direito desta página, apenas dois, “EQUIPE DO SITE” e “CONTATO”, estão estruturalmente prontos, podendo os internautas manter contatos com a equipe do Site e/ou com a Presidenta da AFLAM. 

:: VEJA TAMBÉM - Equipe do Site    -    Contato

III) -- Na base desta página, a inicial, encontra-se o que podemos chamar de o “grande filé do Site”, um painel composto pelas fotos das acadêmicas da AFLAM, formando admiráveis menus, cujos conteúdos se destacam pela riqueza lítero-cultural. 
Outrossim, informou a apresentadora do Site que, "a estrutura adotada nesse menu, para prestar informações sobre as acadêmicas propriamente ditas e suas produções, é praticamente a mesma, para todas as confreiras, só havendo alterações em decorrência de certas atividades peculiares á área que pertence a acadêmica". 

Para demonstrar o acesso a estes menus (formados pelas fotos das acadêmicas), Socorro Cavalcanti tomou como exemplo o menu que focaliza a confreira Tâniamá Vieira da Silva Barreto (vice-presidenta da AFLAM). Para tanto, pôs o mouse sobre a foto da referida acadêmica, sobrevindo o nome, número da cadeira, foto e a síntese do “currículum vitae”. Em seguida, no lado esquerdo, clicou na seta indicativa "INFORMAÇÕES/ ACADÊMICAS e apareceram tópicos informativos sobre a produção da acadêmica, atinentes a: :prosas, versos, discursos e livros publicados, além de informações sobre a Patrona da cadeira nº 12 da AFLAM, Mariana Neuman Vidal Costa. Quanto a demonstração desses conteúdos, considerando o tempo disponível, Socorro Cavalcanti sugeriu, aos presentes, que fossem vistos posteriormente, usando o tempo necessário para a apreciação.

:: ACADÊMICA TANIAMÁ BARRETO, CLIQUE NO LINK ABAIXO:
   http://aflammossoro.blogspot.com.br/search/label/T%C3%A2niam%C3%A1%20Vieira

Seguindo o roteiro, a expositora informou que, não obstante a ausência da confreira Antônia Lúcia da Silva - Tony Silva – cadeira 26, (dado seu novo projeto que a conduz, como atriz, a vários estados do país), vamos ter o prazer de vê-la e ouvi-la, através deste Site, que para tanto inseriu fotos e um extraordinário DVD intitulado:
“AS FACES DE TONY SILVA”.

:: AGUARDE O LINK, PARA ASSISTIR O VÍDEO "AS FACES DE TONY SILVA"

Para dar continuidade a apresentação do menu das acadêmicas, ao projetar no telão a página da escritora e poeta, Marta Cristina Eleutério Maia, ocupante da cadeira 12, esta foi convidada para em nome da AFLAM, homenagear a MULHER, através da leitura do seu excepcional texto: “DIA INTERNACIONAL DA MULHER”, inserido neste Site.

A forma inteligente, tomada pela escritora, para descrever os atributos da mulher e persuadir os convidados a valoriá-la, associada a beleza poetica contida na homenágem, entrelassada pelo sentimento intimamente vivido pela escritora, ao ler o mencionado texto, emocionou proeminentemente o público, conduzindo-o à verdadeiros aplausos.

Outro fotor, carregado de emoção, deu-se quando o filho da citada acadêmica, a criança Pedro Manoel Maia Câmpílio de Menezes, saiu chorando de sua cadeira e, ao ficar ladeado por sua Mãe Marta Cristina e seu Pai, Jaime Monuel Câmpílio de Menezes, permaneceu alegre e feliz, olhando para o público como se também fosse um integrante do
ato dirigido à valorização da MULHER. Esse acontecimento, tido como simgular, caracterizado pela inocência, foi respeitado e acatado com verdadeira sensibilidade, por todos que se encontravam na solenidade.

: : PARA LER O TEXTO "DIA INTERNACIONAL DA MULHER", CLIQUE NO LINK ABAIXO:
    http://aflammossoro.blogspot.com.br/2007/11/dia-internacional-da-mulher.html

Mais uma interessante página do mencionado Site foi aberta, a da acadêmica, poeta, escritora e atriz Maria Goreth Serrra de Sousa, a qual foi convidada pela idealizadora do Site para, através da arte poética, se apresentar ao público.

Contando com o fundo musical, a poetisa se apresentou magistralmente, com sua vóz sonora e gestos apropriados, declamando um dos seus admiráveis poemas, incerido no Siteda AFLAM, denominado: “AMOR, O NOME DA ROSA”.

Com esses versos Goreth Serra despertou, no público, os sentimentos tidos como desejavéis e enigmáticos: o amor, a paixão, a cumplicidade...

Portanto, pelo esmerado desempenho da acadêmica, como poeta e artista, e pela riqueza expressa no conteúdo do poema apresentado, o público senssibilizado, se manifestou, demonstrando interesse, aplaudindo a poeta, de forma calorosa.

: : PARA LER O POEMA "AMOR, O NOME DA ROSA", CLIQUE NO LINK ABAIXO:
    http://aflammossoro.blogspot.com.br/2007/11/amor-o-nome-da-rosa.html
 

Das pinturas produzidas em telas, pelas artistas plásticas da AFLAM, no momento apenas (06) seis obras, foram expostas neste Site. Essas telas, de elevado valor artístico, pertecem a escritora e artista plástica Maria Freire da Costa, ocupante da cadeira 14 da AFLAM. Acreditamos que na próxima manutenção deste Site, possamos incerir outros quadros, pintados sobre telas, das demais artistas desa Academia, para a apreciação e deleite dos amantes da arte.

: : PARA VER OUTRAS TELA DESTA ACADÊMICA, CLIQUE NO LINK": 


   


Uma amostra de cunho musical, contida no Site, foi anunciada pela expositora e apresentada ao vivo pela acadêmica Symara Tâmara Fernandes Carlos. Essa confreira interpretou, de forma brilhante, a canção de sua autoria, “EU QUERIA”, com a participação de Moisés Morais ao violão e do flautista Osman Carlos.



Com o merecido destaque a coordenadora do Site, Socorro Cavalcanti, anunciou a homenagem “in memoriam”, exposta no Site, dirigida à sócia fundadora da AFLAM, “presente espiritualmente” na solenidade: América Fernandes Rosado Maia, que ocupou a cadeira de número 21. 

Para tanto, foi convidade a acadêmica Helenita Castro Soares, para em nome da AFLAM prestar essa homenagem, lendo o texto de sua autoria, intitulado: “HOMENAGEM A DONA AMÉRICA”.

Essa homenagem foi acatada com carinho e elevada consideração, pelo fato de "Dona América" ter sido uma Mulher que, ao lado do seu esposo Vingt-un Rosado (idealizador da Coleção Mossoroense), contribuiu de forma significativa, para o desenvolvimento de Mossoró, nas áreas sócio, econômica, politica e cultural.

Nesse interim via-se nitidamente, nas fisionomias dos familiares de "Dona América", uma intensa emoção, unida às incontidas lágrimas.

Ao final, o público emocionado, num gesto de reciprocidade aplaudiu de pé, a homenagem da AFLAM, dirigida à América Fernandes Rosado Maia.

Outrossim, a apresentadora do Site, Socorro Cavalcanti, sugeriu aos presentes que acessassem a página da referida homenageada, contida no Site da AFLAM, para terem uma ideia, sobretudo da riqueza literária e usufruírem da contribuição que “Dona América” deixou para os amantes, interessados na literatura. 

: : AGUARDE O LINK, EM HOMENAGEM A DONA AMÉRICA

Foi também apresentado, nessa solenidade, o deleitável Vídeo Clip, introduzido neste Site, pertencente a poetisa integrante da AFLAM, Dulcinéa Aguiar Cavalcante, contendo belas imagens da cidade de Mossoró e o poema de sua autoria intitulado “ILHADA”.

Essa extraordinária composição poética, denominada "ILHADA", contida nessa peça eletrônica (Vídeo Clip), condensa um rico conteúdo em versos, interligados as belas paisagens da nossa Mossoró, enaltecida pelo sentimento da poetisa, à cidade de Mossoró-RN, “que ela escolheu para viver”.

Lamentavelmente, considerando o avançado tempo decorrido nessa solenidade, a apresentação desse extraordinário poema, esperado por muito dos presentes, não foi exposto na sua totalidade.

Não obstante o pouco tempo que o poema "ILHADA" figurou no telão, através do Vídeo Clipe, foi o suficiente para o público ter uma idéia e se manifestar, expressando através de calorosos aplausos, a receptividade e a importância atribuída ao poema. 

: : AGUARDE O LINK, DO VIDEO CLIP - O POEMA “ILHADA”, 

Finalizando a apresentação oficial do lançamento do Site da AFLAM, a sua idealizadora Maria do Socorro Cavalcanti, assim se expressou:
-- esta foi uma pequena amostra do Site da AFLAM que pretende contribuir, de forma sistemática, com o processo de produção e divulgação dos feitos e fatos das acadêmicas, com ramificações para a comunidade, para que estas mereçam, de fato, o título de imortais;
-- agradecemos, em nome da AFLAM, a imprensa, autoridades, representantes de instituições e demais convidados que, com suas presenças, abrilhantaram esta festa;
-- agradecemos também à presidenta da AFLAM, a equipe do Site, as demais acadêmicas, ao Webdesigner e, acima de tudo, ao nosso guia espiritual que, abençoadamente, nos conduziram à edificação desta obra;
-- pedimos desculpas pelos erros que tenham sido cometidos involuntariamente e, prometemos com a ajuda das acadêmicas, mantermos o Site atualizado, com atrativos conteúdos, para merecer a apreciação da comunidade;
-- desejamos a todos feliz navegação neste Site e boa colheita, para a reflexão e partilha, com vistas a multiplicação do conhecimento.

Obrigada, muito obrigada.
Mossoró, março de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário