►A conviete da Fundação Vingt-um Rosado, nas pessoas de Dr. Dix-sept Rosado e Cáio César Muniz, a AFLAM participou, no dia 07.08.2010, da VI Feira do Livro de Mossoró, no Estande reservado para a Coleção Mossoroense, FM 93 e o Jornal O Mossoroense. ~
A programação do evento, denominado - “A LITERATURA FEMININA DE MOSSORÓ”, atraiu o público pela riqueza do conteúdo dos poemas e a capacidade artísticas das acadêmicas, em lidar com o ser humano, utilizando a palavra, a poesia e a arte de declamar.
Através dos microfones da FM 93 e da coordenação do Caio Cezar, Editor da Coleção Mossoroense, foi estabelecido uma programação destituida de formalidades, que agradou o público. O evento fluio exemplarmente, atraindo os vizitantes e envovendo-os no contexto lítero cultural.
No referido estande, o ambiente tornou-se festivo, com perguntas dirigidas à Presidenta de Honra da AFLAM - a escritora Socorro Cavalcanti, intercaladas com depoimentos, infrmações e declamações de poemas das acadêmicas da AFLAM: Goreth Serra, Vanja Lúcia Freire, Maria José Araujo, Dulcineia Aguiar Cavalcante, Silvana Alves, Margareth Freire e Socorro Fernandes e do seleto público.
Antes e depois do recital, varias acadêmicas foram entrevistadas pela FM 93, sobre a importância da Feira do Livro de Mossoró, a AFLAM propriamente dita, e a festa dos seus três anos de vida.
A figura do Dr. Vingt-um Rosado veio à tona através da acadêmica Maria José Araujo que relatou suas conversas, com ele, destacando o espírito bemfazejo do Editor que, ao entender o valor de mais um livro na comunidade, sempre encontrava meios de publicar as obas, daqueles que não dispunham de recursos para tal.
A partir daí, (de forma intercalada) várias foram as colocações sobre o eminente homem que se entregou, por inteiro, ao projeto literário denominado “COLEÇÃO MOSSOROENSE”, que ultrapassou o número de 4.500 publicações.
O poeta Caio César teceu comentários sobre as dificuldades pelas quais a Coleção Mossoroense está passando, mencionou os esforços que estão sendo empreendidos para superar essas dificuldades e ressaltou a esperança reinante em seus dirigentes.
A Presidenta de Honra da AFLAM, Socorro Cavalcanti falou várias vezes sobre Dr. Vingt-un e a Cleção Mossoroense disendo que ele, "O Mestre, estava sempre presente nos evento de carater lítero-cultural e, atento, vigilante, sussurava ao coração dos presentes, solicitando de cada um o esforço para asumir a sua parcela, com vistas a divulgação, o conhecimento e multiplicação do saber".
Além das acadêmicas acima mencionadas, estiveram presentes ao recital: Goretti Medeiros, Helenita Casto, Izaira Talita e Joriana de Freitas Pontes.
A Presidenta da AFLAM, Conceição Maciel Filgueira, não compareceu a esse evento, vez que estava na Capital Alencarina, participando da Solenidade de Posse de Argentina Austregésilo de Andrade, a nova Presidenta da Academia Feminina de Letras e Artes do Ceará (AFELCE).
![]() | .................. | ![]() |
Mossoró,09.08.2010
Maria do Socorro Cavalcanti
Presidente de Honra da AFLAM
Coordenadora do Site
Nenhum comentário:
Postar um comentário