segunda-feira, 15 de março de 2010

HISTÓRICO DA AFLAM

Maria do Socorro Cavalcanti
Presidenta de Honra da AFLAM
Academia de Letras e Artes do Ceará (ALACE) - Cadeira 38


A cidade de Mossoró, situada no Rio Grande do Norte, dado seu avanço em várias áreas, notadamente no que concerne a cultura, tornou-se destaque, atraindo turistas, artistas e empresários de vários estados do Brasil e de outros países. Esta conquista deve-se a dedicação dos seus filhos e filhas que, integrados a instituições pertinentes, fortaleceram e multiplicaram seus feitos para valorizar a cultura, de um modo geral e acelerar a marcha do progresso.

A participação da Mossoroense, na cultura, em busca do progresso, sempre foi valorizada e tida como exemplar. E, no seio da mulher Mossoroense existia, latentemente, um sonho, a necessidade de uma instituição própria e estruturada, adequadamente, para assegurar à mulher Mossoroense, o exercício de ações lítero cultural, organizadas, planejadas e fundamentadas no saber.

Esse desejo um tanto acalentado povoou a mente da professora Maria de Fátima de Castro que, alimentada pela persistência, foi crescendo, tomando corpo e materializando-se sob a forma de uma instituição que mais tarde veio a ser denominada: Academia Feminina de Letra e Artes Mossoroense – AFLAM.



Para a consecução desse ideal, - a implantação da AFLAM, Fátima Castro contou desde o início, com o apoio sistemático de Wilson Bezerra de Moura Presidente do Instituto Cultural do Oeste Potiguar (ICOP) que colaborou desde o esboço do Estatuto. Quando amadureceu a idéia, também passou a contar com a colaboração de Maria do Socorro Cavalcanti, Acadêmica e coordenadora do Siteda Academia de Letras e Artes do Ceará (ALACE), considerando a experiência vivida nessa área. Depois de alguns contatos e opiniões com pessoas do mundo cultural como Dr. Dix-sep Rosado Maia, Professor Gonzaga Chimbinho que por sinal cedeu um espaço na Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte, para que realmente a fundação da Academia se efetivasse, resolve ela, formar uma comissão para analisar o estatuto e fundar a Instituição. Esta comissão foi formada por: Maria de Fátima Castro, Maria Conceição Maciel, Helenita Castro Soares, Maria Gorete Filgueira, Symara Tâmara Fernandes Carlos, e Telma Gurgel que por motivos superiores participou apenas da primeira reunião. 


Sempre contando com a presença da professora Socorro Cavalcanti, a comissão se reuniu por varias vezes, objetivando entre outras medidas prévias, melhor elaborar o documento estatutário para depois expor a um publico maior. 

Assim sendo no dia 07 de julho/2007 a comissão tendo a frente a idealizadora Fátima Castro, resolve fazer a primeira assembléia geral informal contando com a presença das Instituições culturais e algumas mulheres das letras e artes convidadas para na ocasião, tomar conhecimento do projeto/AFLAM. O professor Elder Heronildes, Presidente – AMOL, Wilson Bezerra de Moura – ICOP, Filemon Pimenta – Presidente CONFOLC, o jornalista Rubens Coelho, o professor Marcos Pinto Presidente – AAPOL, o Historiador Geraldo Maia, além de outros, se fizeram presentes para demonstrar apoio e solidariedade a mais nova entidade cultural que despontava em solo potiguar. Na referida assembléia Fátima Castro que dirigia os trabalhos da mesa, tendo ao lado a 2º Secretária Maria Goretti Medeiros Filgueira, apresentou o perfil da Academia Feminina de Letras e Artes Mossoroense, - AFLAM falando dos primeiros contatos, primeiros incentivadores, das reuniões com as sócias fundadoras, dos critérios para ingressar na Academia, solicitando que as interessada preenchessem uma ficha, para que fossem avaliadas de acordo com os requisitos da futura entidade cultural. Facultou a palavra, ouvindo sugestões numa acolhida incentivadora de todos os presentes. O pesquisador Filemon Pimenta, parabenizou a idéia da criação da AFLAM, em seguida o jornalista Rubens Coelho reforçou o pensamento do primeiro e indicou alguns nomes para sócias da academia, falou da igualdade de direitos da mulher na produção cultural, em seguida, tanto o professor Wilson Bezerra de Moura quanto o Professor Elder Heronildes, falaram da importância da AFLAM, da projeção das mulheres no universo das artes, ambos se dispondo a ajudar no crescimento de uma instituição que vinha para somar no mundo cultural da cidade.

Daí em diante muitos foram os encontros, reuniões e contatos da comissão fundadora, (Fátima Castro, Conceição Maciel, Helenita Castro, Symara Tâmara, Goretii Filgueira) objetivando dar andamento ao processo de oficialização da AFLAM sempre contando com o permanente apoio de Wilson Bezerra e Socorro Cavalcanti, muitas vezes fazendo-se necessário um contato direto com as futuras acadêmicas para decidirem em comum acordo sobre a vestimenta oficial/AFLAM, Logomarca , Melhores datas para a fundação, posse das Acadêmicas etc., (Datas, estas, que ficaram marcadas para sempre na historia da Academia Feminina de Letras e Artes Mossoroense: 17 de Agosto/2007 – Fundação/AFLAM - 28 de Novembro/2007- Posse oficial das Acadêmicas).

Atuando com dedicação e desvelo, Maria de Fátima Castro, ao se aproximar do momento maior – a oficialização da academia, voltou-se para o planejamento e a efetivação da solenidade atinente.

Este evento, de elevado significativo para a classe feminina de Mossoró, deu-se no dia 17 de agosto de 2007, na Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte e teve como cerimonialista a jornalista e atriz Ivonete Pereira de Paula Barros, que posteriormente tomou acento na cadeira 15 da AFLAM.

Para presidir os trabalhos dessa solenidade, a cerimonialista convidou o professor Wilson Bezerra de Moura, Presidente do Instituto Cultural do Oeste Potiguar, como uma forma de homenagear o ICOP, pelos seus 50 anos de existência e pelo reconhecimento ao total apoio à nova entidade que começava a nascer. Convocou também, para compor a mesa, as professoras Maria Fátima de Castro e Maria da Conceição Maciel Filgueira, respectivamente Presidenta e Vice-presidenta da AFLAM e as seguintes autoridades:
--- Secretário de Cultura do Município de Mossoró, Professor Antonio Gonzaga Chimbinho, representando a excelentíssima prefeita de Mossoró Maria de Fátima Rosado Nogueira
--- Presidente da Academia Mossoroense de Letra - AMOL, Professor Élder Heronildes da Silva,
--- A acadêmica e coordenadora do Site da Academia de Letras e Artes do Ceará, a professora Maria do Socorro Cavalcanti; 
--- Presidente da Fundação Vingt-un Rosado, (Coleção Mossoroense) Dr. Jerônimo Dix-Sept Rosado Maia, representando todas as Instituições culturais ali presente. 

O Presidente da mesa, ao declarar aberta a sessão, anunciou os objetivos da solenidade dando posse a presidente Maria de Fátima de Castro e a vice-presidente Maria Conceição Maciel Filgueira. A presidente e a vice-presidente, num momento emocionante e esperado por todos, solenemente prestaram juramento, prometeram fidelidade, respeito á instituição e lutar com afinco pelos seus objetivos. 

Em seguida a presidente, de posse da palavra convocou a Secretária Symara Tâmara Fernandes Carlos para dar conhecimento, ao público, dos estatutos da AFLAM. Após a leitura do estatuto a presidente deu prosseguimento convidando as fundadoras desta Instituição e demais integrantes para compor a primeira diretoria. (Diretoria provisória da AFLAM). Declarando fundada oficialmente a nova entidade Cultural.

Portanto, a primeira diretoria da Academia Feminina de Letras e Artes Mossoroense foi composta pelas seguintes Acadêmicas, abaixo mencionadas, exceto aquelas que foram convidadas no momento da solenidade de Fundação, mas, nunca tomaram posse como membro da Instituição.
Presidente - Maria de Fátima de Castro - Fundadora 
Vice-presidenta - Maria Conceição Maciel Filgueira - Fundadora 
1ª Secretária - Symara Tâmara Fernandes Carlos - Fundadora 
2ª Secretária – Maria Goretti Medeiros Filgueira - Fundadora 
1ª Tesoureira – Maria Goretti Serra de Sousa
2ª Tesoureira – Railma Rodrigues Nunes 
1ªOradora - Helenita Castro Soares - Fundadora 
2ª Oradora – Telma Gurgel da Silva (Obs. Não tomou posse) 
Diretora de Comunicação – Izaíra Thalita da Silva Lima
Conselho Fiscal - Francisca Lenilda da Silva 
Conselho Fiscal - Maria do Socorro Fernandes 
Conselho Fiscal - Maria José Araújo Melo de Sousa 
1ª Suplente Conselho Fiscal - Taniamá Vieira da Silva Barreto 
2ª Suplente conselho Fiscal - Salete Fernandes (Obs. Não tomou posse) 
3ª Suplente conselho fiscal – Isaura Ester Rolim (Obs. Não tomou posse)

Após esse momento caloroso, a Presidente Maria de Fátima de Castro e a oradora da AFLAM, Helenita Castro Soares se pronunciaram, ressaltando o orgulho de pertencer a mesma e destacando o valor contributivo desta instituição, voltada para as letras e as artes, merecendo os aplausos do público e das demais confreiras.

Eu, Maria do Socorro Cavalcanti, como integrante da Academia de Letras e Artes do Ceará (ALACE), e coordenadora do Site da ALACE, expressei meus sentimentos, por escrito, saudando e parabenizando as imortais e ratificando a continuidade do meu compromisso para com a AFLAM.

Discursaram de improviso, dando ênfase à importância da instituição criada e, enaltecendo o valor da mulher frente à sociedade, as autoridades: Elder Heronildes da Silva, Presidente da Academia Mossoroense de Letras – AMOL; Jerônimo Dix-sept Rosado Maia Sobrinho, Presidente da Fundação Vingt-un Rosado (Coleção Mossoroense); Professor Antonio Gonzaga Chimbinho, Secretário de Culturado Município de Mossoró-RN; Dr. Wilson Bezerra de Moura, Presidente do Instituto Cultural do Oeste Potiguar – ICOP e o Professor Marcos Pinto, (Presidente da Academia Apodiense de Letras – APOOL.

A programação desse evento foi também enriquecida com o lançamento do Jornal “PORANDUBA”, de responsabilidade do jornalista Francisco Rubens Coelho Figueiredo, que orgulhosamente se enquadra na luta pela valorização da cultural.

As manifestações de solidariedade à criação da Academia foram notoriamente constatadas através da presença numerosa dos:
a) - representantes das instituições Mossoroenses: Associação Brasileira de Estudo do Cangaço; Fundação Vingt-un Rosado; Instituto Cultural do Oeste Potiguar; Secretaria Municipal de Cultura; Cooperativa de Turismo do Rio Grande do Norte; Agência de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste; Academia Mossoroense de Letras; Associação dos Poetas e Prosadores de Mossoró; Museu do Sertão; Museu Municipal; Clube da Melhor Idade; Conservatório de Musica da UERN; Rotary Clube de Mossoró; Comissão Mossoroense do Folclore e Maçonaria de Mossoró;
b ) - representantes de instituições sediadas em Fortaleza-CE e Apdi-RN: Academia de Letras e Artes do Ceará (ALACE) e Academia Apodiense de Letras (AAPOL);
c) - familiares e amigos das acadêmicas que emocionados e atentos, presenciavam a oficialização da AFLAM, para através desta instituição ver as mulheres Mossoroenses dando continuidade à produção artística, como verdadeiras “IMORTAIS”.

Esse evento foi filmado pelo “Foto Rodrigues”, acompanhado pela TCM, TV Mossoró, jornalistas, radialistas, fotografado por inúmeras pessoas que, num gesto de solidariedade, ratificaram o apoio à essa nobre iniciativa. 

Após a solenidade foi servido um coquetel ao som de voz e violão pelos artistas Symara Tâmara Fernandes (acadêmica), Carlos Moisés Morais e Genildo Costa.

Além disso, para apreciação dos convidados foi projetado, através do Data Show, no Salão Marieta Lima, fotografias da própria solenidade, organizadas por Maria do Socorro Cavalcanti e o Webdesigner Fábio Paiva de Medeiros.

Por último o belíssimo sarau improvisado pelas poetisas e atrizes Francisca Lenilda da Silva, Margareth Freire de Souza e Maria Goreth Serra de Sousa. Lamentamos por esse espetáculo não ter sido gravado, nem visto por todos os convidados. Contudo, oportunidades virão e essas encantadoras artistas, com certeza, serão calorosamente aplaudidas.

Pouco tempo depois (28.11.07) a AFLAM promoveu, no auditório da Estação das Artes, Elizeu Ventania, a solenidade para empossar as sócias da AFLAM, cuja abertura foi precedida pela apresentação musical do Grupo de Flautas do Conservatório de Música D'Alva Stela Nogueira, da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte - UERN.

Com o auditório lotado pelos familiares e amigos das acadêmicas, pelos representantes de instituições de Natal, Fortaleza, Mossoró e cidades circunvizinhas, foi anunciada a abertura da solenidade em apreço. Composta a Mesa Diretora pelas autoridades:.Presidente e vice-presidente da AFLAM, vereadora Gilvanda Peixoto representando a Prefeita da cidade Maria de Fátima Rosado Nogueira, Dr. Dix-sept Rosado Maia Sobrinho, Presidente da Fundação Vingt-Rosado, representando as demais entidades culturais ali presente, o professor Elder Heronildes da Silva, Presidente da Academia Mossoroense de Letras, Professora Joana D’arc. Pro - reitora de Recursos Humanos da UERN, representando o Magnífico Reitor Milton Marques; Maria do Socorro Cavalcanti, representando Academia de Letras e Artes do Ceará e Esta foi presidida pela presidente da AFLAM que dirigiu os trabalhos da mesa. 

Obedecendo as formalidades atinentes e os objetivos propostos, este evento foi considerado uma das maiores solenidade realizada, até então, em Mossoró, voltada para essa área.

Sim, a festa foi linda, iluminada pelo brilho dos olhos das acadêmicas que não escondiam a satisfação e a emoção vivida, no momento do juramento de fidelidade para com a AFLAM, na hora da posse propriamente dita, oficializada pelo recebimento do Diploma, ladeada pelos padrinhos/ madrinhas. O grande desejo estava sendo realizado: adentrar na academia, para fazer valer o reconhecimento do seu potencial artístico, enaltecer a sua terra e se tornar 'IMORTAL'. 

Constou também da programação dessa festa, o lançamento do livro, "ARREMEDO À IMORTALIDADE", de autoria da acadêmica Ângela Maria Cunha Fausto de Medeiros. Essa obra, de grande valor histórico, constitui o “ELOGIO” à professora Maria Elza Fernandes Sena, como Patrona da cadeira 20 da AFLAM, ocupada pela citada acadêmica.

Um delicioso coquetel também foi servido aos convidados, no pátio da Estação das Artes Elizeu Ventania, ao som da Banda de Música Arte Milenar, conjunto ligado à Maçonaria de Mossoró.

Nesse recinto as novas acadêmicas felizes, recebiam os parabéns e, abraçando a todos, comemoravam a vitória e agradeciam os votos de sucesso para o enfrentamento da nova caminhada.

Na estação das Artres também foi posto, para conhecimento do publico, fotos de todas as acadêmicas da AFLAM, a serem afixadas no Salão Nobre da Academia para que, somadas as ações de cada uma, voltadas para a literatura e as artes, possam fazer parte da história da AFLAM e consequentemente, da comunidade Mossoroense.

A festa se prolongou até altas horas, proporcionando a todos, momentos de alegria e aprazimento. 

Posteriormente, em reunião, a Diretoria da AFLAM, considerando os festejos Natalinos, resolveu fixar o recesso com retorno determinado para o pós-carnaval.

Ao retomar as atividades em 2008, a Presidente Fátima Castro, seguindo o calendário, tomou providências para a visita das acadêmicas ao Porto Ilha e as Salinas Guanabara, onde o empresário do ramo salineiro, Sr. Gilton Ribeiro, proferiu uma palestra tendo como tema “O Pólo Salineiro”.

No mês de junho/2008, a AFLAM juntamente com o Museu do Sertão promoveram na Fazenda Rancho Verde, o “São João Cultural”, com a seguinte programação:
-- Missa de ação de graças pelo aniversário do Professor Benedito, Diretor Presidente do Museu do Sertão;
-- Elogio à poetisa, jornalista e musicista Cordélia Silva, Patrona da cadeira 22 da AFLAM, pela sua ocupante a escritora, professora e advogada Susana Goretti Lima Leite, distribuindo em seguida uma plaqueta contendo a biografia com anexo de vários poemas da supracitada patrona;
-- Concessão de Título Honorífico aos senhores Benedito Vasconcelos Mendes e Gilton Cavalcante Ribeiro;
-- Entrega de Diploma a novel acadêmica Maria Honorata Aires;
-- Visita ao acervo do Museu do Sertão ciceroneada pelo Diretor Presidente do mencionado Museu ;
-- Confraternização junina, seguida de música regional e comidas típicas.

Através da sua presidente Fátima de Castro e/ou acadêmicas, a AFLAM também se fez presente em vários eventos lítero-culturais:
a) -na cidade de Mossoró:
-- Lançamentos de livros, debates e palestras;
-- Em parceria com outras entidades, prestou homenagem à América Fernandes Rosado Maia, (ocupante da cadeira 21 da AFLAM), por ocasião do seu aniversário. 
b) -Na cidade de Martins para comemorar os 100 (cem) anos do escritor Raimundo Nonato. 
c) - No município do Apodi, esteve presente a solenidades promovidas pela Academia Apodiense de Letras – AAPOL. 
d) - Em Fortaleza-CE, tomando acento a Mesa Diretora da Academia de Letras e Artes do Ceará - ALACE, composta para a solenidade de entrega dos prêmios aos vencedores do Concurso Nacional “ALACE VALORIZA A CULTURA”, coordenado pela confreira daquela academia, a professora Maria do Socorro Cavalcanti.

Por último, com vistas a sede da AFLAM, a presidenta Fátima Castro enviou um anteprojeto ao governo Federal, pleiteando a construção da mesma agregada ao Centro Cultural, nos espaços da Universidade Federal Rural do Semi-ardido - UFERSA.

Esse caminhar de Fátima Castro, em busca do desenvolvimento da AFLAM, tornou-se impossível dado o fato da mesma ter sido acometida por problemas de saúde, (tendo que se deslocar para outra cidade, com vistas ao tratamento médico), impedido-a de manter o ritmo de trabalho que a AFLAM vinha desenvolvendo.

Levada pelo senso de responsabilidade, Fátima de Castro abdicou do cargo de Presidenta da AFLAM, lendo na reunião do dia 14.08.2009, para as demais confreiras, a Carta/documento, oficializando sua renuncia (por motivo de saúde) e passando documentos da instituição às mãos da vice-presidenta.

Neste momento, Maria Conceição Maciel Filgueira assumiu o cargo de Presidenta da AFLAM, falando em seguida, ressaltando a significativa contribuição dada à Academia, pela confreira Maria de Fátima Castro e convocando todas as acadêmicas para, irmanadas, assegurar o cumprimento dos objetivos da AFLAM.

Outras confreiras falaram, agradecendo o trabalho desenvolvido pela ex-presidenta, se colocando a serviço da instituição, demonstrando credibilidade na nova Presidenta que assumiu o cargo: Maria Conceição Maciel Filgueira.

Nessa reunião, a atual presidenta da AFLAM deu sinais de liderança, conduzindo a reunião com uma agenda que indicava a indispensabilidade da atuação de todas as confreiras, para a retomada dos trabalhos e assegurar os destinos da AFLAM.


OBSERVAÇÃO:- Este relato deve ser compreendido como uma narração sintética da História da AFLAM, situada no período entre a fase de reflexão, estudo e implantação da Academia, até a passagem da presidência da AFLAM, para a Vice-presidenta Maria Conceição Maciel Filgueira, por renuncia da primeira Presidenta, Maria de Fátima Castro.


Mossoró, 15 de março de 2010




Nenhum comentário:

Postar um comentário