►Na primeira reunbião dirigida por Argentina Austregésilo da Andrade, como Presidentre da Academia Feminina de Letras do Ceará (AFELCE), esta demonstrou às claras, o seu potencial, com Presidente, para administrar a mencionada Instituição.
Para o planejamento dessa reunião, a escritora Socorro Cavalcanti (membro da ALACE e Presidente de Honra da Academia Feminina de Letras e Artes Mossoroense), sugeriu e foi aceito a vinda de personalidades do Rio Grande do Nortre, para falar sobre o Projeto "DIVULGAÇÃO DA LITERATURA FEMININA POTIGUAR e prestar informações sobre o MEMORIAL DA MULHER.
Para a concretização dessa proposta foi realizado um evento, específico , no dia 11.09.2010, que se destacou pela organização e presença de significativas autoridades, vindas das cidades de Nata e Mossoró-RN.
Sobre o Projeto DIVULGAÇÃO DA LITERATURA FEMININA POTIGUAR, a sua idealizadora Flauzineide Moura, fazendo uso do projetor, historiou o projeto, expos os objetivos propostos e os obtidos, as metas alcançadas, as dificuldades e os sonhos a serem conquistados, as parcerias estabelecidas e a participação da comunidade, como fator prepoderante para o sucesso do Projeto. Para o melhor entendimento do projeto, a palestrante exibiu 20 (vinte) banners contendo textos e poemas das escritoras e poetas do Rio gtande do Norte, sobre as fotos das respectivas autoras.
Reconhecendo o valor da palestra para a AFELCE, que como Academia tem por objetivo divulgar a literaura feminina, a Presidente Argentina Andade outorgou à Flauzineide Moura o título de Mérito Cultural.
Quanto as informações sobre o MEMORIAL DA MULHER, estas foram prestadas pela Presidente da Academia de Letras do Rio Grande do Norte, a professora e escritora Zelma Furtado.
Não obstante o tempo reservado, Zelma Bezerra Furtado de Medeiros, com o poder da síntese, prestou as informações necessárias ao entendimento e a valorização desse instrumento de captação, conservação e transferencia de informações, atinentes às histórias de vida de Mulheres que se notabilizaram pelos seus feitos.
O valor desse relato foi destacado como importante por envolver pesquisas que demonstram fatos históricos, sociais, artísticos, culturais - ações que visam revitalizar o passado e o presente de grandes Mulheres.
Esse evento contou com um público seleto de Fortaleza e de outras cidades circunvizinhas. Do Rio Grande do Norte, destamos: Maria Conceição Maciel Filgueira e Dulcinéa Aguiar Cavalcante, respectivas Presidente e acadêmica da AFLAM; Maria Erileide Oliveira Machado, subcoordenadora do ensino médio da Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Rio Grande do Norte; Francimar Moura e Lourdes Julião, voluntárias do Projeto DIFUSÃO DA LITERATURA FEMININA POTIGUAR.
Fortaleza, 14.09.08.2010
Maria do Socorro Cavalcanti
Presidente de Honra da AFLAM
Coordenadora do Site
Nenhum comentário:
Postar um comentário