1) - IDENTIFICAÇÃO DA ACADÊMICA:
- NOME: Francisca Lenilda da Silva. Atriz, teatróloga, dramaturga, oficineira e professora
- NATURALIDADE: Mossoró-RN
- FILIAÇÃO: Maria das Dores da Silva e Raimundo Paulino da Silva
- INSTRUÇÃO: Pedagoga, formada pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) e Especialização em Gestão de Recursos Humanos
- PROFISSÃO: Professora do ensino fundamental
- LOCAL DE TRABALHO: Secretaria de Educação e Cultura do Município de Mossoró - Lar da Criança Pobre
- ACADÊMICA DA AFLAM: Cadeira 09 (Sócia fundadora)
- PATRONA: Leila Roque Diniz
- FUNÇÃO QUE EXERCEU NA AFLAM: Conselho Fiscal
- FUNÇÃO QUE EXERCE NA AFLAM: Conselho Fiscal (eleita para o biênio 2010/ 2011)
2) – PARTICIPAÇÕA NOUTRAS INSTITUIÇÕES:
- Sócia fundadora da Cia Escarcéu de Teatro;
- Diretora teatral do programa “Criança Petrobras”;
- Membro do Conselho Municipal de Cultura da Cidade de Mossoró;
- Integrante do “Fórum Mossoró pela paz”;
- Participou da criação do Centro Feminista 08 de Março;
- Participou da construção e articulação do Movimento Negro de Mossoró;
- Assessora artística do Centro Feminino 8 de Março;
- Vice-presidente da Cooperativa de Artistas Técnicos e Produtores de Mossoró (COOCAR);
- Professora de ensino Fundamental pela Secretaria de Educação e Cultura do Município de Mossoró e no Lar da Criança Pobre.
- NOME: Francisca Lenilda da Silva. Atriz, teatróloga, dramaturga, oficineira e professora
- NATURALIDADE: Mossoró-RN
- FILIAÇÃO: Maria das Dores da Silva e Raimundo Paulino da Silva
- INSTRUÇÃO: Pedagoga, formada pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) e Especialização em Gestão de Recursos Humanos
- PROFISSÃO: Professora do ensino fundamental
- LOCAL DE TRABALHO: Secretaria de Educação e Cultura do Município de Mossoró - Lar da Criança Pobre
- ACADÊMICA DA AFLAM: Cadeira 09 (Sócia fundadora)
- PATRONA: Leila Roque Diniz
- FUNÇÃO QUE EXERCEU NA AFLAM: Conselho Fiscal
- FUNÇÃO QUE EXERCE NA AFLAM: Conselho Fiscal (eleita para o biênio 2010/ 2011)
2) – PARTICIPAÇÕA NOUTRAS INSTITUIÇÕES:
- Sócia fundadora da Cia Escarcéu de Teatro;
- Diretora teatral do programa “Criança Petrobras”;
- Membro do Conselho Municipal de Cultura da Cidade de Mossoró;
- Integrante do “Fórum Mossoró pela paz”;
- Participou da criação do Centro Feminista 08 de Março;
- Participou da construção e articulação do Movimento Negro de Mossoró;
- Assessora artística do Centro Feminino 8 de Março;
- Vice-presidente da Cooperativa de Artistas Técnicos e Produtores de Mossoró (COOCAR);
- Professora de ensino Fundamental pela Secretaria de Educação e Cultura do Município de Mossoró e no Lar da Criança Pobre.
3) – RECONHECIMENTO - CONDECORAÇÕES:
- Atua no movimento cultural de Mossoró desde 1986, - Atuou em 30 espetáculos, de várias companhias, tanto para a rua, quanto para o palco Italiano;
- Prêmio de melhor atriz em 1996, no Estado do Pernambuco, interpretando a personagem Marquesinha no espetáculo a Arvore dos Mamulengos;
- Indicação de melhor atriz em Betim/MG, em 1997;
- Indicação de melhor atriz no Festival Nordestino de Guaramiranga-CE;
- Idealizou e executou o Projeto de exposição fotográfica, Erês e Griôs, em trinta comunidades rurais da região Oeste do RN;
- Idealizou o Projeto Carnavalesco “O Sapo da Lagoa”, em 2009;
- Idealizou o Projeto Natal Feliz para a comunidade Rural Jucuri, em 2003;
- Ministrou oficinas de teatro para alunos da CEFET/RN - 1995 a 1996;
- Ministrou, durante 10 anos, oficinas de teatro e outros projetos pedagógicos no Programa de Desenvolvimento de Área (PDA), no Rio Grande do Norte e no Ceará;
- Dirigiu o Espetáculo “Chico Tira Mane Veste”;
- Responsável pela dramaturgia do espetáculo “Negra”;
- Dirigiu o Projeto “Natal Feliz”, executado no ano de 2003, na comunidade Rural Jucuri;
- Dirigiu o núcleo que interpretou a “Abolição da Escravatura”, no cortejo do “Auto da Liberdade” -2009;
- Exerceu as funções de assistência de direção do Diretor Amir Hadd, no Auto da Liberdade;
- Interpretou: Santa Ágata, no Oratório de Santa Luzia; Ana Floriano, no Auto da Liberdade e uma Carpinteira no espetáculo Chuva de Bala no País de Mossoró;
- Atuou nos espetáculos: A Lenda do Poço Feio e O Guarda Chuva de Prata.
4) – APERFEISOAMENTO - CURSOS, SEMINÁRIOS, ETC: - Participou de inúmeros cursos voltados para o teatro, em Mossoró e outros Estados da Fedração Brasileira;
- Participou de várias oficinas e festivais de teatro a nível nacional.
5) - COMO E QUANDO DESCOBRIU QUE TINHA VOCAÇÃO PARA AS ATIVIDADES LÍTERÁRIA E ARTÍSTICAS:
Desde muito cedo procurava fazer coisas que me dessem suporte para enfrentar as minhas dúvidas e angústias de menina pobre negra e que sonhava em ser artista, sem ao menos saber o que era arte.
Ao adentrar no fervor da juventude, os sonhos, as diversões iam ocupando o lugar dos estudos e, sem a figura do meu pai presente no nosso dia a dia, comecei a freqüentar outros lugares fora do bairro em que morava. A partir daí tive contatos com intelectuais e artistas da cidade. Nos movimentos populares conheci a professora Socorro Batista, o professor Aécio Candido, Telma Gurgel, Augusto Pinto, Crispiniano Neto, Nonato Santos, (este ultimo, meu companheiro), pessoas para as quais tinham e tenho profunda admiração e que, direta ou indiretamente contribuíram, de forma positiva, para a pessoa que sou hoje.
- Participou de várias oficinas e festivais de teatro a nível nacional.
5) - COMO E QUANDO DESCOBRIU QUE TINHA VOCAÇÃO PARA AS ATIVIDADES LÍTERÁRIA E ARTÍSTICAS:
Desde muito cedo procurava fazer coisas que me dessem suporte para enfrentar as minhas dúvidas e angústias de menina pobre negra e que sonhava em ser artista, sem ao menos saber o que era arte.
Ao adentrar no fervor da juventude, os sonhos, as diversões iam ocupando o lugar dos estudos e, sem a figura do meu pai presente no nosso dia a dia, comecei a freqüentar outros lugares fora do bairro em que morava. A partir daí tive contatos com intelectuais e artistas da cidade. Nos movimentos populares conheci a professora Socorro Batista, o professor Aécio Candido, Telma Gurgel, Augusto Pinto, Crispiniano Neto, Nonato Santos, (este ultimo, meu companheiro), pessoas para as quais tinham e tenho profunda admiração e que, direta ou indiretamente contribuíram, de forma positiva, para a pessoa que sou hoje.
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