sábado, 25 de junho de 2011

REUNIÃO ORDINÁRIA DA AFLAM (DIFERENCIADA) - 25.06.2011

Maria do Socorro Cavalcanti
Presidenta de honra da AFLAM
Coordenadora do Site da AFLAM

           Na busca de sugestões que motivassem as acadêmicas à frequência das reuniões da AFLAM, inúmeras idéias foram apresentadas, dentre elas a variedade do local, acolhida com simpatia e aprovada, no ato pela assembléia, mediante restrições atinentes a assuntos de caráter sigiloso. 

           Imediatamente a confreira Lenilda de Sousa sugeriu a sede da Companhia Escarcéu de Teatro (da qual ela é a presidente), e foi aprovado, para a reunião ordinária da AFLAM, batizada como "DIFERENCIADA", a ser realizada no dia 25 de junho de 2011. 

    Os efeitos positivos dessa atitude da AFLAM, em se deslocar para fazer a reunião na sede de outra instituição, fluiu positivamente e de forma enriquecedora, logo na primeira reunião.

           A Companhia Escarcéu, como primeira instituição escolhida para esse fim, correspondeu as espectativas das acadêmicas da AFLAM. Vimos um ambiente rico, com informações preciosas e uma história de vida voltada para a valorização da cultura, exemplificada nos seus trabalhos ali retratados, direcionados para a infância, a juventude - a comunidade. 


          Nesse rico ambiente a presidenta da AFLAM, Conceição Maciel, iniciou a reunião ladeada pela Presidenta de Honra Socorro Cavalcanti, a Secretária Ad hoc, Joriana Pontes e a anfitriã Lenilda de Sousa.

           A recepção da anfitriã aos convidados (as) foi movida por palavras fraternais, seguida de exercícios de descontração e concluida com a belíssima canção “Quando te vi”, de Betho Guedes.

           Retomando a coordenação dos trabalhos, a presidenta convidou a atriz Tony Silva que saudou as candidatas, aspirantes ao título de Sócias efetivas da AFLAM, declamando o poema, “Um Peixinho”, do admirável poeta Mossoroense Antonio Francisco.

           Outra acadêmica, Iris Emanuella Castro do Nascimento, também prestigiou as 8 candidatas, com sua “Flauta Mágica”, interpretando com brilhantismo,“Tarde de Itapoã”. 


           As talentosas poetas Vanja Reis, Dulce Aguiar e Lucia Escóssia, num gesto de carinho e acolhimento, dedicaram seus poemas, às 08 artistas, pleiteantes das cadeira vagas da AFLAM.
           A oradora da AFLAM, Helenita Castro Soares, também se pronunciou, lendo uma importante mensagem lendária, de autor desconhecido, sobre o Poder da língua.


           Quanto ao tema seleção das aspirantes às cadeiras da AFLAM, a coordenadora do processo, Socorro Cavalcanti, prestou as devidas informações dizendo que: “conforme previsão, os nomes das selecionadas serão expostos na sede da AFLAM, no dia 30.07.2011”. Oportunamente, falou sobre a importâncias de “ser” e de “agir” de uma acadêmica, do orgulho de pertence a instituição, destacando a responsabilidade e a disponibilidade, associadas à participação e a produtividade. 

           Outro assunto posto em destaque por Socorro Cavalcanti, foi o nome da Revista da AFLAM, sugerido pela confreira Izaíra Thalita: “AFLAM EM REVISTA”, tido como expressivo e aprovado na última reunião pela assembleia. Socorro Cavalcanti, como idealizadora e responsável pela editoração do referido periódico, assegurou o seu lançamento para o dia 27.08.2011, na “IX JORNADA CULTURAL” no Museu do Sertão e solicitou às acadêmicas o envio dos textos (prosas e versos) e foto das telas e demais produções artísticas. Informou ainda que “as candidatas selecionadas para o quadro da AFLAM, terão seu espaço reservado na Revista, com o destaque merecido”. 

            Atendo-se a outras importantes informações, a Presidenta Conceição Maciel solicitou a atenção das confreiras, para os seguintes comunicados/ notícias:

 --- o Evento "AFLAM NA PRAÇA", foi classificado, pelos Vereadores de Mossoró-RN, como uma atividade eminentemente cultural, de valorização das letras e das artes Mossoroense. Portanto consta nos Anais da Câmara Municipal de Mossoró-RN, a "Moção de aplauso" para a AFLAM, requerida pelo vereador Flávio Tácito e aprovada por unanimidade, em sessão ordinária; 

--- a próxima reunião ordinária da AFLAM será realizada no Centro Educacional Elita Carlos (CEDEC), de propriedade da confreira Helenita Castro; 

--- no mês de agosto não haverá reunião ordinária devido ao evento “IX JORNADA CULTURAL” no Museu do Sertão, quando será comemorado os 4 anos de existência da AFLAM e  empossadas as 08 candidatas selecionadas pela AFLAM, ao título de Sócias Efetivas.
           Num clima de descontração a reunião foi se tornando cada vez mais agradável e as candidatas à AFLAM foram se envolvendo e participando de forma acolhedora:

--- Simone Sângla, recitou o poema “Fanatismo” de Florbela Espanca;
--- Rosângela Botelho de Sousa, leu a envolvente poesia “Amigos”, de Machado de Assis;
--- Ângela Fernandes Gurgel, declamou o elogiável poema de sua autoria: “Não sou poeta”;
--- Goretti Alves e Gisele Lima, alegremente cantaram e tocaram Drops de Orterlã”;
--- Margarida Araújo e Joana D`arc Coelho, de improviso, falaram sobre a importância da reunião e agradeceram a  recepção dirigida às candidatas da AFLAM.

           Os convidados também tomaram parte na reunião: O Poeta François, recitando uma poesia (Minha Nega encantada), de sua autoria, dedicada à sua esposa Rosângela Botelho, candidata a uma das cadeiras vagas da AFLAM. A senhora Cláutenes Aguiar, irmã da confreira Dulce Aguiar Cavalcante, parabenizando a AFLAM, pelo seu desempenho, dizendo ainda: “é motivo de orgulho para mim, ter minha irmã Dulce Aguiar, como integrante dessa valorosa instituição”.

           Outro fator importante foi o pronunciamento formulado pela acadêmica Joriana Pontes, ressaltando a riqueza e a consequente validade das reuniões “diferenciadas” (reuniões fora da sede da AFLAM), “como instrumento de participação e integração”. 

          No final da reunião foram sorteados alguns livros, plaquetas e cordéis, de autoria de confrades integrantes da Academia de Letras e Artes do Ceará (ALACE), destacando-se os de autoria do próprio Presidente Zelito Nunes, do Secretário Gutemberg Liberato e de Socorro Cavalcanti, Presidenta de Honra da AFLAM. Foi também distribuido o "O ALACEANO" - Jornal da ALACE, referente ao 2º trimestre/ 2011, no qual está postado um poema (Nuvens Negras Passageira) e o texto "Aplausos aos Artistas" da Presidente de Honra da AFLAM, o qual se reporta ao poema da Aflamnense Vanja Reis, denominado "SEMBLANTE".  
          
           A reunião foi fotografada por inúmeras acadêmicas, dentre elas: Izaira Thalita (Jornal de Fato); Aline de Oliveira (TV-7 Canal Mossoró), além do Diretor da Companhia Escarcéu de Teatro, Nonato da Silva. Contou ainda com presença da TCM que registrou a reunião e entrevistou a Presidenta Conceição Maciel.  

           Encerrada a reunião foi anunciado o lanche "reforçado", que se encontrava em grandes mesas ornamentadas, contendo alimentos típicos da época – São João.

Nenhum comentário:

Postar um comentário