Maria do Socorro Cavalcanti
Presidenta de honra da AFLAM
Coordenadora do Site da AFLAM
Presidenta de honra da AFLAM
Coordenadora do Site da AFLAM
Na busca de sugestões que motivassem as acadêmicas à frequência das reuniões da AFLAM, inúmeras idéias foram apresentadas, dentre elas a variedade do local, acolhida com simpatia e aprovada, no ato pela assembléia, mediante restrições atinentes a assuntos de caráter sigiloso.
Imediatamente a confreira Lenilda de Sousa sugeriu a sede da Companhia Escarcéu de Teatro (da qual ela é a presidente), e foi aprovado, para a reunião ordinária da AFLAM, batizada como "DIFERENCIADA", a ser realizada no dia 25 de junho de 2011.
Os efeitos positivos dessa atitude da AFLAM, em se deslocar para fazer a reunião na sede de outra instituição, fluiu positivamente e de forma enriquecedora, logo na primeira reunião.
A Companhia Escarcéu, como primeira instituição escolhida para esse fim, correspondeu as espectativas das acadêmicas da AFLAM. Vimos um ambiente rico, com informações preciosas e uma história de vida voltada para a valorização da cultura, exemplificada nos seus trabalhos ali retratados, direcionados para a infância, a juventude - a comunidade.
Nesse rico ambiente a presidenta da AFLAM, Conceição Maciel, iniciou a reunião ladeada pela Presidenta de Honra Socorro Cavalcanti, a Secretária Ad hoc, Joriana Pontes e a anfitriã Lenilda de Sousa.
A recepção da anfitriã aos convidados (as) foi movida por palavras fraternais, seguida de exercícios de descontração e concluida com a belíssima canção “Quando te vi”, de Betho Guedes.
Retomando a coordenação dos trabalhos, a presidenta convidou a atriz Tony Silva que saudou as candidatas, aspirantes ao título de Sócias efetivas da AFLAM, declamando o poema, “Um Peixinho”, do admirável poeta Mossoroense Antonio Francisco.
Outra acadêmica, Iris Emanuella Castro do Nascimento, também prestigiou as 8 candidatas, com sua “Flauta Mágica”, interpretando com brilhantismo,“Tarde de Itapoã”.
A oradora da AFLAM, Helenita Castro Soares, também se pronunciou, lendo uma importante mensagem lendária, de autor desconhecido, sobre o Poder da língua.
Quanto ao tema seleção das aspirantes às cadeiras da AFLAM, a coordenadora do processo, Socorro Cavalcanti, prestou as devidas informações dizendo que: “conforme previsão, os nomes das selecionadas serão expostos na sede da AFLAM, no dia 30.07.2011”. Oportunamente, falou sobre a importâncias de “ser” e de “agir” de uma acadêmica, do orgulho de pertence a instituição, destacando a responsabilidade e a disponibilidade, associadas à participação e a produtividade.
Outro assunto posto em destaque por Socorro Cavalcanti, foi o nome da Revista da AFLAM, sugerido pela confreira Izaíra Thalita: “AFLAM EM REVISTA”, tido como expressivo e aprovado na última reunião pela assembleia. Socorro Cavalcanti, como idealizadora e responsável pela editoração do referido periódico, assegurou o seu lançamento para o dia 27.08.2011, na “IX JORNADA CULTURAL” no Museu do Sertão e solicitou às acadêmicas o envio dos textos (prosas e versos) e foto das telas e demais produções artísticas. Informou ainda que “as candidatas selecionadas para o quadro da AFLAM, terão seu espaço reservado na Revista, com o destaque merecido”.
Atendo-se a outras importantes informações, a Presidenta Conceição Maciel solicitou a atenção das confreiras, para os seguintes comunicados/ notícias:
--- o Evento "AFLAM NA PRAÇA", foi classificado, pelos Vereadores de Mossoró-RN, como uma atividade eminentemente cultural, de valorização das letras e das artes Mossoroense. Portanto consta nos Anais da Câmara Municipal de Mossoró-RN, a "Moção de aplauso" para a AFLAM, requerida pelo vereador Flávio Tácito e aprovada por unanimidade, em sessão ordinária;
--- a próxima reunião ordinária da AFLAM será realizada no Centro Educacional Elita Carlos (CEDEC), de propriedade da confreira Helenita Castro;
--- no mês de agosto não haverá reunião ordinária devido ao evento “IX JORNADA CULTURAL” no Museu do Sertão, quando será comemorado os 4 anos de existência da AFLAM e empossadas as 08 candidatas selecionadas pela AFLAM, ao título de Sócias Efetivas.
Num clima de descontração a reunião foi se tornando cada vez mais agradável e as candidatas à AFLAM foram se envolvendo e participando de forma acolhedora:
--- Simone Sângla, recitou o poema “Fanatismo” de Florbela Espanca;
--- Rosângela Botelho de Sousa, leu a envolvente poesia “Amigos”, de Machado de Assis;
--- Ângela Fernandes Gurgel, declamou o elogiável poema de sua autoria: “Não sou poeta”;
--- Goretti Alves e Gisele Lima, alegremente cantaram e tocaram Drops de Orterlã”;
--- Margarida Araújo e Joana D`arc Coelho, de improviso, falaram sobre a importância da reunião e agradeceram a recepção dirigida às candidatas da AFLAM.
Os convidados também tomaram parte na reunião: O Poeta François, recitando uma poesia (Minha Nega encantada), de sua autoria, dedicada à sua esposa Rosângela Botelho, candidata a uma das cadeiras vagas da AFLAM. A senhora Cláutenes Aguiar, irmã da confreira Dulce Aguiar Cavalcante, parabenizando a AFLAM, pelo seu desempenho, dizendo ainda: “é motivo de orgulho para mim, ter minha irmã Dulce Aguiar, como integrante dessa valorosa instituição”.
Outro fator importante foi o pronunciamento formulado pela acadêmica Joriana Pontes, ressaltando a riqueza e a consequente validade das reuniões “diferenciadas” (reuniões fora da sede da AFLAM), “como instrumento de participação e integração”.
No final da reunião foram sorteados alguns livros, plaquetas e cordéis, de autoria de confrades integrantes da Academia de Letras e Artes do Ceará (ALACE), destacando-se os de autoria do próprio Presidente Zelito Nunes, do Secretário Gutemberg Liberato e de Socorro Cavalcanti, Presidenta de Honra da AFLAM. Foi também distribuido o "O ALACEANO" - Jornal da ALACE, referente ao 2º trimestre/ 2011, no qual está postado um poema (Nuvens Negras Passageira) e o texto "Aplausos aos Artistas" da Presidente de Honra da AFLAM, o qual se reporta ao poema da Aflamnense Vanja Reis, denominado "SEMBLANTE".
A reunião foi fotografada por inúmeras acadêmicas, dentre elas: Izaira Thalita (Jornal de Fato); Aline de Oliveira (TV-7 Canal Mossoró), além do Diretor da Companhia Escarcéu de Teatro, Nonato da Silva. Contou ainda com presença da TCM que registrou a reunião e entrevistou a Presidenta Conceição Maciel.
Encerrada a reunião foi anunciado o lanche "reforçado", que se encontrava em grandes mesas ornamentadas, contendo alimentos típicos da época – São João.
Nenhum comentário:
Postar um comentário