Maria do Socorro Cavalcanti
Presidente de Honra da AFLAM
Coordenadora do Site da AFLAM
A AFLAM, através de suas integrantes comemorou, durante o mês de agosto, quatro anos de existência. Para por em evidência esse acontecimento histórico, a programação foi realmente variada e expressiva.
Eis a razão pela qual sua vice-presidenta, Taniamá Vieira da Silva Barreto, escolheu o 17 de agosto, data correspondente a oficialização da AFLAM, para proceder ao Elogio da Patrona da cadeira 12 dessa Academia: Mariana Neuman Vidal da Costa.
O evento, que contou com familiares da citada Patrona e um elevado número de convidados, foi realizado na Praça da Redenção Dorian Jorge Freire, em frente à Biblioteca Ney Pontes, onde fica a sede da referida AFLAM.
A programação estabelecida foi feita com esmero e realizada a contento, iniciando-se com a Banda de Música Municipal Artur Paraguai, regida pelo Maestro João Célio Cordeiro, para recepcionar os convidados.
Para iniciar o evento, propriamente dito, Joana D’arc Fernandes Coelho (candidata recém-selecionada para ocupar a cadeira 21 da AFLAM), demonstrando espírito cooperador, se colocou, como voluntária e procedeu à composição da Mesa Diretora, convidando as seguintes autoridades: A Presidente da AFLAM, Conceição Maciel, a Vice Taniamá Vieira da Silva Barreto, a Presidente de Honra Maria do Socorro Cavalcanti, o Reitor da UERN Milton Marques, presidente da Comissão Mossoroense do Folclore Filemon Rodrigues Pimenta e a representante da Gerência Municipal de Educação, professora Lêda Chaves.
Em seguida, a palavra foi passada para a Presidenta da AFLAM, Maria Conceição Maciel, que saudou o público, sintetizando os objetivos da solenidade e pedindo que todos ficassem de pé para ouvir o Hino Nacional Brasileiro, que foi executado de forma belíssima, pela referida Banda.
Concluído o Hino Nacional, a Presidenta usou a palavra, destacando a importância do Elogio a ser proferido e se reportando à história de vida da AFLAM, destacando o papel da sua idealizadora, Fátima Castro, a colaboração valiosa de Wilson Bezerra e de Socorro Cavalcanti, considerando-os como o tripé do soerguimento da AFLAM, além do valioso apoio advindo das instituições mossoroenses: Academia Mossoroense de Letras (AMOL); Fundação Vingt-un Rosado - Coleção Mossoroense e da Secretaria de Turismo do Município de Mossoró-RN.
Na sequência, foi anunciado o momento mais importante: o Elogio dirigido a Mariana Neuman Vidal da Costa, patrona da cadeira 12 da AFLAM, proferido pela sua ocupante, a acadêmica Taniamá Vieira da Silva Barreto que, com emoção e inteligência, iniciou sua fala, justificando sua predileção pela citada patrona, afirmando: “É importante que esta minha fala, a qual mais que um discurso é uma reflexão, inicie com o resgate histórico da minha opção em indicar Mariana Neuman Vidal da Costa, como Patrona da cadeira 12 da Academia Feminina de Letras e Artes Mossoroense, da qual sou a primeira ocupante. A opção da indicação e do generoso aceite das diletas acadêmicas esteve respaldada na constatação e no reconhecimento da importância que as ações profissionais de Neuman Vidal tiveram para a história da Enfermagem, da saúde e da Educação mossoroense”. E, mais à frente a acadêmica complementou: “A importância deste momento histórico da minha participação da AFLAM impõe, também, o registro da Neuman Vidal, pesquisadora, estudiosa e escritora quando esteve sempre em eventos nacionais e locais divulgando suas idéias e seus trabalhos”. Ao concluir sua defesa, Taniamá revelou: “Neuman Vidal foi a cidadã que gritou em silêncio e se rebelou contra os erros da sociedade, com muita ação, profissionalismo e produção intelectual e social”.
A confreira, ao historiar a vida da cidadã e cristã Neuman Vidal, agindo com distinta emoção, firmeza e denotado conhecimento, advindo da pesquisa procedida em fontes fidedignas, atraiu a atenção e simpatia dos ouvintes que se envolveram e aplaudiram seu desempenho.
Facultada a palavra aos familiares da Patrona, Neuman Vidal, falou o seu irmão, Sr. José Morais, que tomado por uma marcante emoção, agradeceu a AFLAM pela promoção do evento e, de forma especial, à acadêmica Taniamá Barreto, que além de resgatar muito da vida profissional da sua irmã, levou-o a conhecer muitos dos grandes feitos executados por ela, para o bem-estar da comunidade científica e literária.
Constou da programação, a apresentação do elogiável Grupo de jovens do Projeto MAIS EDUCAÇÃO DO CAIC (Centro de aprendizagem e integração de Cursos), localizado no Bairro do Carnaubal, que obteve aplausos calorosos do público.
Outra atração artística que encantou os convidados, foi desempenhada pela talentosa atriz, a cadêmica Francisca Lenilda da Silva (Lenilda Silva), que declamou de forma brilhante, um belo poema em homenágem à Neuman Vidal.
Ao se aproximar do término da solenidade, a Presidenta da AFLAM facultou a palavra e se pronunciaram: Filemon Rodrigues Pimenta, José Rodrigues da Costa, Zélia Vieira, Maria de Fátima Castro e o Magnífico Reitor Milton Marques de Medeiros.
Para o canto de parabéns à AFLAM, a Banda de Música Municipal executou e cantou o famoso “Parabéns pra você”, num rítmo verdadeiramente festivo.
Ao dar por encerrada a solenidade, a Presidenta Conceição Maciel parabenizou mais uma vez e agradeceu a Taniamá, à equipe que participou dos preparativos e da execução do evento, aos familiares de Neuman Vidal e aos demais convidados. Anunciou ainda o lançamento e a exposição de obras literárias da Acadêmica Taniamá Barreto e da Patrona da cadeira 12 da AFLAM, Mariana Neuman Vidal da Costa.
A Mesa Diretora foi então desfeita, a confreira Taniamá Barreto dirigiu-se para o local destinado à recepção dos interessados, na aquisição dos livros autografados pela citada professora, poetisa, pesquisadora, escritora, e acadêmica da AFLAM.
A exposição montada ao lado da mesa de autógrafos continha as seguintes obras da Patrona Neuman Vidal e da Acadêmica Taniamá Vieira da Silva Barreto:
LANÇAMENTO E EXPOSIÇÃO DE LIVROS DA ACADÊMICA TANIAMÁ BARRETO E DA PATRONA NEUMAN VIDAL
- LANÇAMENTO DOS LIVROS DE AUTORIA DA ACADÊMICA, Taniamá Vieira da Silva Barreto:
- NEUMAN VIDAL: Reconstituindo Sua História, Sua Vida – Biografia (In memoriam);
- DA CONTEMPLAÇÃO À DEVASTAÇÃO DOS CÉUS: Entre Poesias e Crônicas;
- MARIA ALEXANDRINA: Uma Cortina Que Se Abre, Uma Vida Que Se Esvai (In memoriam).
- LANÇAMENTO DO LIVRO DA PATRONA DA CADEIRA 12 DA AFLAM, Mirian Neuman Vidal:
- Coletânea de Artigos Científicos.
- EXPOSIÇÃO DOS LIVROS DE AUTORIA DA ACADÊMICA – Taniamá Vieira da Silva Barreto:
- O Ensino de Administração em Enfermagem na Formação do Enfermeiro: da teoria à realidade;
- Ser Secretário Municipal de Saúde: um desafio à intervenção gerencial do enfermeiro;
- Alternativas metodológicas no processo ensinar/aprender em Enfermagem: teoria e realidade;
- A Enfermagem no Contexto Administrativo - Humanização e Filosofia da Enfermagem.
- EXPOSIÇÃO DOS LIVROS DA PATRONA DA CADEIRA 12 DA AFLAM – Mirian Neuman Vidal:
- HISTÓRIA DE UMA TRAVESSIA: o ensino de enfermagem em Mossoró;
- REPENSANDO A FORMAÇÃO DO ENF. DE MOSSORÓ: um desafio para os docentes da ESEM.
Mossoró, agosto de 2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário