quinta-feira, 24 de novembro de 2011

REFLEXÃO SOBRE O IDOSO


Maria do Socorro Cavalcanti
Presidente de Honra da AFLAM
Coordenadora do Site


"A DOR E PRAZER NAS RUGAS”, é o tema da exposição fotográfica que ocupa a Sala Josep Boulier, localizada no 1º Andar do Memorial da Resistência, no Corredor Cultural do município de Mossoró-RN. 
      A Exposição assinada pela ensaísta Lígia Guerra e o repórter fotográfico Fred Veras é composta por 30 fotografias, foi inaugurada no dia 04 deste mês e permanecerá até o dia 26.11.2011  
     Dentre essas fotos, 19 foram produzidas na Espanha, Itália, França e Marrocos pela ensaísta Lígia Guerra e, no Brasil, 11 pelo repórter fotográfico Fred Veras. 

         Todas essas imagens dizem respeito à tese de doutorado da Assistente Social Lígia Guerra, intitulada “A BELEZA DAS RUGAS: um estudo sobre a velhice no Nordeste do Brasil”, fruto da parceria estabelecida entre a Universidade de Salamanca e a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). 

         Segundo a doutora Lígia, “a exposição fotográfica tem como objetivo despertar e motivar o ser em sua subjetividade para a compreensão de que o processo de envelhecimento e a velhice são questões que interessam à sociedade em geral e assim contribuir na construção de uma sociedade para todas as idades". Um outro objetivo expresso é que, em 2012 essa exposição passe a ser itinerante e contemple oito escolas da rede pública de Mossoró.

        Para tanto, essas fotos expõem à vista os traços do envelhecimento e as consequências naturais da velhice, de uma forma peculiar e atraente, associando as imagens aos textos produzidos por poetas da terra de Santa Luzia. Dentre os convidados, para essa importante complementação, encontram-se seis poetisas da Academia Feminina de Letras e Artes Mossoroense (AFLAM): Vanja Reis; Ângela Gurgel; Margareth Freire; Goreth Serra; Dulce Cavalcante e Fátima Castro. 
          A ideia da inclusão dos poetas enriqueceu o projeto, porque ofereceu aos visitantes mais elementos para o necessário entendimento e reflexão sobre o assunto proposto. 
          Como Presidenta de Honra da AFLAM, recebi o convite para a vernissage, porém não pude comparecer ao lançamento, devido meus compromissos na capital Alencarina. Soube, por intermédio da minha amiga Conceição Maciel, Presidenta da AFLAM, que a solenidade de abertura foi prestigiada e aplaudida por inúmeros representantes de instituições, e outras tantas pessoas interessadas no assunto.

          Contudo, para minha satisfação, estou hoje em Mossoró e fui imediatamente observar essa exposição artística, que a considero imperdível e, se querem saber a minha avaliação, atribuo nada menos que 10, 100, 1000. 

          Parabéns para a Dra. Lígia, o fotógrafo Fred, às acadêmicas da AFLAM e os demais artistas que, com o olhar poético, captaram a essência contida nas fotos e aduziram outras tantas e significantes mensagens.

          Não percam, a exposição permanece até o dia 26, nos horários das 15 às 21h. Vejam, apreciem e reflitam, pois esse tema diz respeito a seres humanos que, além do mais, acumulam riquezas que podem contribuir para o desenvolvimento individual e comunitário.

ATENÇÃO: - Cabe aqui, informar aos interessados que, neste Site contém alguns subsídios (citados abaixo), relativos a este tema e são de autoria da Acadêmica da AFLAM, Izaíra Thalita da Silva Lima. Para a leitura basta clicar nos respectivos link’s:

  1) - Texto denominado - LIÇÕES QUE APRENDEMOS COM OS IDOSOS               http://aflammossoro.blogspot.com.br/2007/11/licoes-que-aprendemos-com-os-idosos.html         
  2) - Livro intitulado “UM OLHAR SOBRE O IDOSO - Percepções sobre a velhice em Mossoró”: http://aflammossoro.blogspot.com.br/2007/11/um-olhar-sobre-o-idoso-percepcoes-sobre.html





Nenhum comentário:

Postar um comentário