sábado, 7 de janeiro de 2012

DIA DO LEITOR

►Na data de hoje, 07 de janeiro de 2012, o Brasil comemora, mais uma vez, o Dia do Leitor. 

Sinceramente, não acredito que a alegria resultante desta data seja completa... Esse fato nos conduz, também, a um sentimento angustiante e desconfortável, porque sabemos das dificuldades reinantes, que se apresentam frentes à busca de ações eficazes, para estimular às crianças, os adolescentes, a população, ao hábito da leitura.

As estatísticas do nosso país, por exemplo, apontam fatos que retratam uma realidade cruel e desanimadora -14 milhões de brasileiros são reconhecidamente analfabetos. 

Por outro lado, a nossa média anual de leitura é de apenas 1,3 livro por pessoa, segundo o Instituto Pró-Livro, enquanto na Colômbia se lê (2) dois livros/ ano/pessoa e o norte-americano lê 10 livros no mesmo período. 

No que concerne a existência de Bibliotecas, no Brasil há uma biblioteca para cada 33 mil habitantes, na Argentina existe uma para cada 17 mil habitantes. 
Que as nossas instituições, associadas à comunidade possam, a partir desta data, refletir sobre a gravidade do problema, traçar significativos caminhos e percorrê-los, com determinação, para combater o analfabetismo, investir na editoração e lançamentos de bons Livros, Plaquetas, Revistas, Jornais, multiplicar o número de Bibliotecas e, especialmente, o de leitores conscientes. 

Feliz Dia do Leitor! Seja você ilustre internauta, um incentivador à prática da leitura. Doe Livros às Bibliotecas, presenteei livros aos seus amigos, pois segundo Padre Antônio Vieira (1608 / 1697), 

“O LIVRO É UM MUNDO QUE FALA,
UM SURDO QUE RESPONDE,
UM CEGO QUE GUIA,
UM MORTO QUE VIVE”.


 Socorro Cavalcanti
Presidente de Honra da AFLAM
Coordenadora do Site

Nenhum comentário:

Postar um comentário