
►Na data de hoje, 07 de janeiro de 2012, o Brasil comemora, mais uma vez, o Dia do Leitor.
Sinceramente, não acredito que a alegria resultante desta data seja completa... Esse fato nos conduz, também, a um sentimento angustiante e desconfortável, porque sabemos das dificuldades reinantes, que se apresentam frentes à busca de ações eficazes, para estimular às crianças, os adolescentes, a população, ao hábito da leitura.
As estatísticas do nosso país, por exemplo, apontam fatos que retratam uma realidade cruel e desanimadora -14 milhões de brasileiros são reconhecidamente analfabetos.
Por outro lado, a nossa média anual de leitura é de apenas 1,3 livro por pessoa, segundo o Instituto Pró-Livro, enquanto na Colômbia se lê (2) dois livros/ ano/pessoa e o norte-americano lê 10 livros no mesmo período.
No que concerne a existência de Bibliotecas, no Brasil há uma biblioteca para cada 33 mil habitantes, na Argentina existe uma para cada 17 mil habitantes.
Que as nossas instituições, associadas à comunidade possam, a partir desta data, refletir sobre a gravidade do problema, traçar significativos caminhos e percorrê-los, com determinação, para combater o analfabetismo, investir na editoração e lançamentos de bons Livros, Plaquetas, Revistas, Jornais, multiplicar o número de Bibliotecas e, especialmente, o de leitores conscientes.
Feliz Dia do Leitor! Seja você ilustre internauta, um incentivador à prática da leitura. Doe Livros às Bibliotecas, presenteei livros aos seus amigos, pois segundo Padre Antônio Vieira (1608 / 1697),
UM SURDO QUE RESPONDE,
UM CEGO QUE GUIA,
UM MORTO QUE VIVE”.
Socorro Cavalcanti
Presidente de Honra da AFLAM
Coordenadora do Site
Presidente de Honra da AFLAM
Coordenadora do Site
Nenhum comentário:
Postar um comentário