sábado, 24 de março de 2012

DISCURSO DA VICE-PRESIDNTE - MOMENTO CULTURAL AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER


Senhoras e senhores, boa noite.
Meus cumprimentos as autoridades presentes e representadas.

Desejo muita paz e brilho às AMADAS Confreiras da Academia Feminina de Letras e Artes Mossoroense (AFLAM).
Muita Luz às DILETAS integrantes do Fórum de Mulheres com Deficiência de Mossoró e Região presentes aqui neste espaço.
Meu desejo de garra e força aos membros da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), aqui presentes.
Todo o meu carinho aos Associados Deficientes Físicos de Mossoró (ADEFIM).
Minha estima e desejo de muita sensibilidade aos Deficientes Visuais de Mossoró (ADVM).
Meu carinho a você da Associação dos Surdos de Mossoró e Região (ASMO) com os quais comungo a busca da harmonia.

Nesta tarde / noite conclamo todas e todos a sonhar a harmonização das energias em prol da ocupação do nosso espaço e fazer valer o reconhecimento dos nossos dons e carismas; enfim o que nos é confiado fazer, dentro dos nossos limites e possibilidades.

No que tange a entidade que represento, a Academia Feminina de Letras e Artes Mossoroense (AFLAM) assumimos o compromisso de sermos parceiras com o Forum de Mulheres Deficientes de Mossoró e Região, não só na realização desta programação do MOMENTO CULTURAL AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER, mas, sobretudo, em todos os momentos futuros.

Entendo e confirmo que hoje se estabelece uma forte e sincera parceria em todas as questões dos nossos grupos sociais, desde que sejam temas inseridos em nossas temáticas e carismas.

Sobre as possibilidades e limites da AFLAM são de múltiplos carismas, pois compomos um grupo de 40 mulheres afetas à música, à pintura, ao teatro, ao cinema, à pesquisa, à poesia e à tantos outros afazeres culturais.
São afazeres de consolidação da cultura e da arte que marcam Mossoró.

Assim, nossos compromissos enquanto integrantes da AFLAM são contribuir para que nossa Academia consiga concretizar objetivos, quais sejam:


a) Estabelecer intercâmbio cultural com órgãos Governamentais, Federais, Estaduais, Municipais e Organizações não Governamentais em qualquer lugar da Federação; 
b) Promover concursos, exposições artísticas, estudos, palestras e seminários sobre os mais destacados assuntos que envolvam produção de interesse cultural e científico;
c) Ressaltar a memória e o pensamento vivo de figuras femininas brasileiras ou naturalizadas, que se destacaram nas letras e nas artes, denominando-as patronas da academia, bem como, estimular o sentimento humanístico prestando as devidas homenagens a todos aqueles (homens/mulheres) que contribuíram com a construção histórica da cidade de Mossoró, buscando valorizar as sabedorias pratica e oral.
d) Defender os interesses individuais e coletivos das Acadêmicas quando estas se julgarem prejudicadas no desempenho de suas funções.

Com olho nestes compromissos quero dizer que a nossa meta é aprender, divulgar valores, partilhar solidariedade e compreensão, mas, muito resistindo às adversidades que a sociedade possa nos impor.
Resistência, sim, porque a cada queda e a cada adversidade, sempre nós mulheres sabemos nos erguer, com mais argumento, mais amor e mais vontade de saber e sermos sábias, como forma resiliente de nos opor ao caminho dos perversos. Buscamos com sabedoria caminhando com os sábios, como a nominação das mulheres patronas das 40 cadeiras da AFLAM e todas as MULHERES ANÔNIMAS DE MOSSORÓ.

Como está escrito no Livro Sagrado: "Quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos insensatos se tornará mau"(Provérbios 13:20). Caminhamos com as boas companhias.

Por falar em boas companhias, CONCLAMO também a todas as mulheres da AFLAM e do Forum de Mulheres com Deficiencia de Mossoró e Região para tirarmos de todas as nossas experiências uma lição: Seja qual for o fenômeno da vida, sempre será válido se soubermos filtrar o seu componente mais significativo para o nosso crescimento e a nossa sintonia com Deus. Aliás, está escrito em Eclesiastes, capítulo 7, versículo 5: "Melhor é ouvir a repreensão do sábio do que ouvir a canção do insensato"; pois, a repreensão do sábio nos faz crescer e entender o significado da vida. Tirar da vida tudo que ela tem e pode nos oferecer.

Parafraseando a poetisa da alma, Cecília Meireles, em o Discurso, ... e aqui estou eu: contando a minha expressão histórica, deixando meu ritmo e minha marca, em nome da AFLAM e, especificamente, da sua Presidenta titular Conceição Maciel, que está convalescente em Natal.

Aqui estou eu, vindo daqui e dali, mas, sempre, falando em nome das minhas 39 companheiras da Academia Feminina de Letras e Artes Mossoroense, com o pé fincado no chão da cultura de Mossoró.

Aqui estamos nós, confreiras, neste chão de Mossoró, procurando sinais no chão do nosso caminho, deixado pelas gotas d’água das nossas poesias, dos nossos quadros, das nossas interpretações, das nossas vidas.

Aqui estou e estamos, procurando nos muitos céus de Mossoró a rota e a indicação de uma trajetória para o nosso próprio céu.

Conclamo a vocês, diletas guerreiras: que reconheçamos nos céus de Mossoró os espaços para nos indicarem o caminho para saber quem somos e podermos esperar o momento certo para expressar em palavras, na tela ou nas cenas os nossos sentimentos de alegria ou de tristeza, mas sempre com os pés fincados neste chão fértil de talentos, pelo efeito das nossas gotas carismáticas.

Obrigada, E VIVA NÓS QUE SOMOS O QUE SOMOS PORQUE SOMOS AS MULHERES.

Taniamá Vieira da Silva Barreto - Cadeira 12
Presidenta em exercício da AFLAM
24.03.2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário