domingo, 27 de maio de 2012

CONFRATERNIZAÇÃO NATALINA DAS AFLAMNENSES - 2011

Maria do Socorro Cavalcanti
Presidenta de Honra da AFLAM
Coordenadora do Site da AFLAM
      
        Este ano, mais uma vez, a confraternização Natalina das Aflamnenses, ocorreu na residência da acadêmica da AFLAM, Maria do Socorro Fernandes.
        A casa da confreira Socorro estava lindamente ornamentada, a mesa farta e os presentes à vista simbolizando o valor da amizade, do bem querer, da confraternização. A forma de ser, autentica e espirituosa, da nossa anfitriã, conduziu-nos ao bem estar e, suas palavras acolhedoras, associadas ao poema PAZ, ecoaram como mensagens divina, comungando com o espírito Natalino.
       Esse evento foi bem mais concorrido. Além de contar com um maior número de acadêmicas e familiares, a presença da figura masculina deu brilho à festa. Fizeram-se presente, além do jovem Claudio Dutra, os professores Benedito Vasconcelos, Luiz de Souza e o poeta François Dutra, esposos das respectivas confreirasSusana Goretti Lima Leite, Margareth Freire de Souza e Rosângela Botelho de Souza.
        A festa teve início as 18h, e se prolongou até as 12h 30min, dado o aconchego da anfitriã, e o clima de descontração, ajudado pelo saboroso vinho que levou todos à uma participação prodigiosa.
          A alegria reinou, as pessoas participaram falando de improviso, cantando, declamando, narrando histórias, fatos e acontecimentos importantes, cômicos e merecedores de atenção.
     Nesse momento foi anunciado o resultado da eleição da AFLAM, proclamada e empossada as eleitas: Conceição Maciel, ao cargo de Presidenta da AFLAM, juntamente com as demais confreiras que formaram a chapa: Vice Presidenta Taniamá Vieira da Silva Barreto; 1ª Secretária Joana D'arc Fernandes Coelho; 2ª Secretária Rosângela Maria Botelho de Souza; 1ª Tesoureira Maria Goreth Serra de Souza; 2ª Tesoureira Dulcinéia Aguiar Cavalcante; 1ª Oradora Helenita Castro Soares; 2ª  Oradora  Ângela Maria Rodrigues de Oliveira Pereira Gurgel; Diretora de Comunicação  Aline de Oliveira Linhares; Membros do Conselho Fiscal: Francisca Lenilda da Silva; Maria Goretti Medeiros Filgueira e Margareth Freire de Souza. Suplentes do Conselho Fiscal: Joriana de Freitas Pontes, Íris Emanuella Castro Nascimento e Martha Cristina Eleutério Maia.
          Movidas pelo entusiasmo da produtividade que vem marcando a AFLAM, como uma academia exemplar, falou-se sobre o sucesso de várias atividades, destacando-se os (03) três eventos denominados “AFLAM NA PRAÇA”, e o interesse em transformar esse espetáculo num projeto, a ser apresentado em Fortaleza, com a parceria da Academia Feminina de Letras do Ceará - AFELCE.
          Com essa visão integradora e a crença nos bons resultados, decorrente do esforço conjugado, outro projeto foi colocado em foco - o Iº ENCONTRO DE ACADEMIAS DO NORDESTE, a ser coordenado pela sua idealizadora Maria do Socorro Cavalcanti, Presidente de Hora da AFLAM.
          Meio a tanto entusiasmo, somado às demais observações acumuladas, os homens presentes (Prof. Benedito Vasconcelos, Luiz de Sousa, François Dutra), se manifestaram, expressado admiração pela forma digna e exemplar que a AFLAM vem atuando: “saindo das quatro paredes”; “levando diretamente ao povo, a literatura, o saber, a cultura”; “ensinando com dignidade às demais instituições, o caminho a ser percorrido”.
          Não obstante a timidez do poeta François Dutra, o professor Luiz de Souza ao tomar conhecimento, através de Socorro Cavalcanti, da capacidade do referido poeta, obteve desse o seu poema “ABORTADORA DE IDEIAS”, e leu para os presentes, que responderam com aplausos.
          Esse encontro, considerado marcante, foi além da troca de presentes (amigo secreto), seguiu um caminho alegre, divertido, firmado no amor, na busca da fraternidade, da interação institucional. Por isso, ao encerramos a festa, nos sentimos bem mais fortes para caminharmos, com segurança e esperanças renovadas, na busca do porvir.
          Que Deus nos ajude para vivermos o Natal plenamente feliz e, o ano de 2012 favorável ao exercício das nossas missões, como cidadãs e cristãs.





Nenhum comentário:

Postar um comentário