Receber a nobre distinção de Sócia Emérita da Academia de Letras e Artes do Ceará - ALACE, MUITO ME REGOZIJA!
É para mim um RECONHECIMENTO e PROFUNDA ALEGRIA, pois dignifica a atuação da Academia Feminina de Letras e Artes Mossoroense – AFLAM e, mais que isso, comprova e eleva a presença da AFLAM na construção da história da mulher brasileira.
Uma Academia que ainda menina, com apenas (cinco) 5 anos de existência, vem se destacando, de forma corajosa, persistente e responsável, graças à integração amistosa de seus membros e, sobretudo, às orientações sábias da Nossa querida Presidente de Honra Maria do Socorro Cavalcante, minha professora da graduação a mestra de todas nós!
É com indisfarçável emoção que compareço a ALACE para receber o honroso título de Sócia Emérita, aqui, no “Palácio da Luz”, nesta cidade de Fortaleza, cidade amiga de Mossoró, Terra generosa, de mentes privilegiadas, que premia o talento, o trabalho, a conduta ética e sabe valorizar as letras e as artes!
E para completar a minha alegria aqui estão: meu irmão, Francisco Eça de Queiroz Maciel (BNB-Fortaleza) e sua esposa e parenta, Maria de Fátima Filgueira Maciel; minha irmã, Maria Oscalina Maciel Cavalcante, médica Ginecologista e Obstetra, “Sócia Amiga da AFLAM”, procedente de Natal; José Enéas Filgueira Neto, sobrinho, médico Pneumologista de Fortaleza e sua esposa, enfermeira, Ana Érica Filgueira; as primas, de Fortaleza, Bernadete Queiroz, artista plástica; Salete Queiroz, artista plástica e pedagoga, membro das “Traças” e seu esposo e Diretor da Academia Veterinária de Letras do Ceará, Carlos Autran; a amiga Ana Cristina, Advogada de Mossoró; Edna Carlos Almeida Holanda, amiga de infância, colega de colégio e de trabalho na UERN, hoje professora da UECE e seu esposo, Dr. Célio Holanda, professor aposentado da UFERSA de Mossoró; e mais quatro acadêmicas da AFLAM, Vanja Reis, Goreth Serra, Dulce Cavalcante e Susana Goretti.
Senhoras e Senhores, confreiras e confrades, familiares e amigos (as), quero, neste momento solene, de tanta emoção, proclamar minha admiração por esta maravilhosa cidade e pelo seu povo acolhedor e sobretudo pela ALACE, Academia que sempre nos apoiou através de parcerias.
Sei que o título de SÓCIO EMÉRITO que recebo esta noite, não recai apenas à minha pessoa, mas a todas que fazem a AFLAM E A TODAS E TODAS QUE TEM CONTRIBUÍDO DIRETA E INDIRETAMENTE PARA A SUA EDIFICAÇÃO.
E entendo, sobretudo, que ESTE TÍTULO é um reconhecimento GENEROSO da ALACE, do nosso TRABALHO, do nosso ESFORÇO E TENTATIVA DE AGIR COMO UMA ACADEMIA DE FATO E DE VERDADE!
Estou emocionada e honrada por esse reconhecimento.
Agradeço à Maria do Socorro Cavalcante, nossa Presidente de Honra, a iniciativa de sugerir o meu nome para receber esta homenagem, a qual teve o apoio do Presidente Zelito Nunes Magalhães e de todos os(as) acadêmicos(as) desta prestigiosa Entidade literária.
Obrigada, muito obrigada, Socorrinho e Presidente Zelito Magalhães!
Obrigada, senhoras e senhores!
Nenhum comentário:
Postar um comentário