sábado, 18 de agosto de 2012

SOLENIDADE DOS 5 ANOS DA AFLAM

Maria do Socorro Cavalcanti

Presidente de Honra da AFLAM
Coordenadora do Site da AFLAM


A AFLAM comemorou os 5 anos de existência, no dia 17 de agosto de 2012, na Casa das Artes (bem ornamentada), com a presença de 22 das acadêmicas imortais, o prestígio de personalidades das cidades de Mossoró e Natal-RN, Cajazeiras-PB, Fortaleza-CE, além de parentes e amigos.


Dentro das formalidades, como Mestre de Cerimônia da sessão solene, a acadêmica Joana D’arc Fernandes Coelho, saudou o público e convidou, para compor a Mesa Diretiva, as autoridades: Maria Conceição Maciel Filgueira, Presidenta da AFLAM; Maria do Socorro Cavalcanti, Presidenta de Honra da AFLAM; Benedito Vasconcelos Mendes, representante da Sociedade Brasileira de Estudos sobre o Cangaço (SBEC); Aécio Cândido, Presidente do Instituto Cultural do Oeste Potiguar (ICOP); Sonia Nogueira representante da Academia Feminina de Letras do Ceará, (AFELCE), e Flausineide Moura, coordenadora do Projeto Divulgação da Literatura Feminina Potiguar.



Prof. Benedito Vasconcelos, Conceição Maciel, Socorro Cavalcanti, Sônia Nogueira, Flauzineide Moura e Aécio Cândido.

Após o anuncio, proferido pela cerimonialista Joana D’arc Fernandes, do Hino Nacional Brasileiro, que foi "puchado" pela cantora Goretti Alves, e acompanhado pelos presentes, esta leu a programação a ser executada, quando a Presidenta Conceição Maciel Filgueira, usou o microfone e externando alegria, declarou aberta a Sessão Comemorativa dos cinco (5) anos de existência da AFLAM.



Mestre de Cerimônia, Joana D'arc Coelho Fernandes, Prof. Benedito Vasconcelos, Conceição Maciel Filgueira, Maria do Socorro Cavalcanti, Sônia Nogueira, Flauzineide Moura e Aécio Cândido..

Dado início ao momento cultural, propriamente dito,a Mestra de Cerimonialista convidou as seguintes acadêmicas, para o desempenho das atividades programadas:

A confreira Francisca Lenilda da Silva, atriz e teatróloga, se apresentou com uma expressiva performance, voltada para a seca, tema do Livro a ser lançado: “Eloy de Souza: uma interpretação sobre o Nordeste e o Dilema das Secas”, de autoria da acadêmica Maria Conceição Maciel Filgueira, presidenta da AFLAM. Para o desempenho dessa atividade a atriz Lenilda Silva, teve como parceiro o grande poeta e imortal Mossoroense, Antonio Francisco. 



Acadêmica, atriz Francisca Lenilda da Silva e o imortal poeta Antômio Francisco 

Na sequência, outro representante da comunidade Mossoroense interatuou, a atriz do Grupo Escarcéu, Camila Paula, entrevistando a Presidenta Conceição Maciel, sobre a história, os sonhos projetados, os feitos e as perspectivas da AFLAM.



Atriz Camila Paula, do Grupo Escarcéu



Atriz, Camila Paula, entrevistando Conceição Maciel

Prosseguindo, foi apresentado o Recital de Poesias pelas acadêmicas Dulcinéa Aguiar Cavalcante e Silva (Duce), Margareth Freire de Souza que, ao declamar seu poema ao lada da Presidente Conceição, pousou para as fotos, ao lado desta e da Prresidnte de Honra Socorro Cavalcanti. 
Na sequência a confreira Maria Goreth Serra Sousa se apresentou, declamando de sua autoria, duas poesias, sendo uma em francês. 
Esse momento poético foi encerrado com a poetisa Vanja Lúcia Freitas dos Reis, que a exemplo das demais, foi ovacionada pelo público.


Dulce Aguiar Cavalcante


Margareth Sousa, Conceição Maciel e Socorro Cavalcanti



Goreth Serra de Sousa


Vanja Lúcia Freitas dos Reis

Com a agradável apresentação da atriz Joriana Freitas Pontes, a confreira e cantora Maria Goretti Alves de Araújo, interpretou a Música Sonhos de Palhaço, acompanhada no violão, pela acadêmica, cantora e instrumentista Symara Tâmara Fernandes Carlos.


Joriana de Freitas Pontes


Symara Tâmara e Goretti Alves de Araújo

Após esse elogiável, rico e emocionante desempenho das Aflamnenses, foi anunciado pela Mestre de Cerimônia, Joana D’arc Coelho Fernandes, a entrega das Carteiras de Identidade às Acadêmicas da AFLAM, idéia lançada pela Presidente de Honra Maria do Socorro Cavalcanti, acatada e legitimada em plenária. 

Para receber as Carteiras de Identidade, foram nominadas apenas as quatro acadêmicas que primeiro forneceram seus dados, para a confecção desse documento: 
--- Maria Conceição Maciel Filgueira, Presidenta da AFLAM, que recebeu a citada carteira das mãos da Presidenta de Honra Maria do Socorro Cavalcanti; 
--- Rosangela Maria Botelho de Souza, que recebeu da acadêmica Helenita Castro Soares, a mencionada Carteira de Identidade
--- Ângela Maria Rodrigues de Oliveira Pereira Gurgel, cuja entrega foi feita pelo Professor acadêmico, Benedito Vasconcelos Mendes; 
--- Martha Cristina Eleutério Maia, tendo sido chamada para a entrega, a Presidenta da AFLAM, Maria Conceição Maciel Filgueira;


Ceição Maciel e Socorro Cavalcanti


Helenita Castro e Rosângela Botêlho


Prof. Benedito Vasconcelos e Ângela Gurgel


Martha Cristina e Conceição Maciel

Seguindo o roteiro, para oficializar o lançamento do livro: Eloy de Souza - uma interpretação do Nordeste e os Dilemas das Secas”,a cerimonialista convocou o professor, acadêmico e Vice-presidente do ICOP, Dr. Benedito Vasconcelos Mendes, para fazer a apresentação do citado Livro, de autoria dla acadêmica e doutora Maria Conceição Maciel Filgueira, Presidenta da AFLAM. 


Prof. Benedito Vasconcelos, Conceição Maciel Filgueira, Socorro Cavalcanti, Sônia Nogueira, Flauzineide Moura e Aécio Cândido..



Concluída a apresentação do citado livro, a Mestra de Cerimonialista, acadêmica Joana d’Arc Fernandes Coelho, informou que, a escritora Maria Conceição Maciel Filgueira, após a solenidade permanecerá na Mesa, à disposição para os autógrafos. 

Em seguida a cerimonialista passou a palavra á presidenta Maria Conceição Maciel Filgueira, para as considerações finais.

Antes de encerrar a solenidade a Presidenta ressaltou, com grande satisfação, a homenagem concedida á Presidenta de Honra da AFLAM, Maria do Socorro Cavalcante, como escritora, através do “Troféu Carlos Drummond de
Andrade”, passado às suas mãos no dia 04 de agosto de 2012, na cidade de Itabira-MG, a terra Natal de Drummond.

Socorro Cavalcanti, atendendo convite da Presidenta Ceição Maciel, prestou informações sobre a seleção/ conquista do troféu, e a indelével solenidade, ressaltando dentre outros aspetos, que o citado troféu pertence também às instituições que ela integra, aos amigos e à família que ela tanto ama. 

Informou que esse troféu vinha sendo outorgado a quarenta e seis anos (46), aos escritores e poetas de vários estados do Brasil e o Ceará só foi incluído na 47ª solenidade, quando foi comemorado os 110 anos de Drummond.

Levou ao conhecimento de que, na referida solenidade, passou às mãos dos integrantes da Mesa Diretiva, um Kit formado por: O periódico 'AFLAM EM REVISTA; dois livros de sua autoria; o Jornal " O ALCEANO" e o Regulamento do Concurso Nacional da Academia de Letras e Artes do Ceará, que faz parte como sócia efetiva e atual Vice-Presidente, eleita para o biênio 2012 / 2014.

Informou outrossim, que a Cearense escritora e poeta Sônia Nogueira, sua convidada para o evento comemorativo dos 5 anos da AFLAM, foi também detentora do cobiçado troféu, juntamente com outros dois escritores, amigos da AFLAM: Argentina Austregésilo de Andrade e Gutemberg Liberato.


Socorro Cavalcanti recebendo o "Trofeu Drummond de Andrade" de Sônia Felix, Coordenadora da solenidade


Socorro entregando o Kit literário ao Dr. Eustáquio, promoter da "47ª Feta de destaque do Ano"

Antes de encerrar a solenidade, com o canto do Hino da AFLAM, a presidenta Conceição Maciel convidou os presentes para apreciar a exposição das obras de artes produzidas pelas Aflamnense - Margarida Costa, Albetiza Leite, Sonângela Botelho, Maria Freritre e Ceição Macie - ese colocou a dispocição para os autógrafos do seu livro, agradeceu à todos os convidado,às Aflamnenses e autoridades, convocando-os para o canto de parabéns à AFLAM, e ao delicioso coquetel.


Telas das acadêmicas da AFLAM


Telas das acadêmicas da AFLAM


Bolo do aniversário da AFLAM, cortesia da Panificadora 2001


Canto de parabéns para a AFLAM - 05 anos de existência


Canto de parabéns para a AFLAM - 5 anos de existência


Conceição Maciel autografando os livrros, para as acadêmicas Maria Freire e Goretti Filgueira

Mossoró/RN, agosto de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário