terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

COMEMORAÇÃO DO DIA INTERNACIIONAL DA MULHER: FMDMR / AFLAM

Maria do Socorro Cavalcanti
Presidenta de Honra da AFLAM
Coordenadora do Site da AFLAM


    A Academia Feminina de Letras e Artes Mossoroense (AFLAM), por entender que, para o cumprimento dos seus objetivos, é mister a integração com outras instituições, apoiou o Fórum de Mulheres Deficientes de Mossoró e Região (FMDMR), e em festa comemorou o Dia Internacional da Mulher.

   Informamos que, neste momento, para levarmos ao conhecimento do publico a realização desse evento, não contamos com muitas informações e fotos, o que nos impede de descrevê-lo com abrangência e a inclusão de merecidos pormenores.

   Contudo, optamos por dar início a redação dessa solenidade, o que não nos impede de posteriormente perfazer este documento, para melhor informarmos os nossos internautas, e atingirmos os objetivos deste Site, que se fundamenta na documentação dos feitos e fatos pertinentes a AFLAM.

Portanto, noticiamos que este evento foi realizado na Praça do Memorial da Resistência atraindo, por conseguinte, um publico diversificado, sendo a maioria constituída pelos componentes do FMDMR e seus familiares, outros tantos convidados e a TCM que entrevistou, alem da Presidente da AFLAM, Taniamá Barreto, a Presidente do FMDMR e coordenadora desse evento, a poeta Benomia Rebouças.

   A AFLAM que atuou como parceira do FMDMR, desde a fase do planejamento desse projeto, foi destacada pelo seu valor institucional, elogiada pelo discurso proferido pela Presidente em exercício, Taniamá Vieira da Silva Barreto e pelos poemas declamados pelas acadêmicas: Margareth Freire Souza e Dulce Aguiar Cavalcante.

   Além das confreiras acima mencionadas, estiveram presentes, como partícipe e prestigiadoras do evento, as escritoras sócias efetivas da AFLAM, Joana D’arc Coelho Fernandes e Martha Cristina Eleutério. 

    Outra atividade que captou a atenção e sensibilizou os expectadores, foi a exposição de telas produzidas pelas artistas plásticas integrtantes do Fórum de Mulheres Deficientes de Mossoró e Região.

Contudo, um dos momentos mais emocionantes dessa festa, segundo minha informante, foi o dedicado à declamação de poesias das excepcionais mulheres do FMDMR e, principalmente quando a Benomia Rebouças recitou o poema de sua autoria, intitulado:

“SOU UMA MULHER COM DEFICIÊNCIA”

Sou uma flor que desabrocha,
sou um ser com sede de amar e ser amada,
de chegar e vencer,
conquistar meu espaço,
ter nas mãos a liberdade.
Pudera a vida ser um espelho,
para refletir as minhas angustias e medos...
Medo de não viver o que é pra ser vivido...
Medo de não conseguir o meu espaço,
na sociedade que discrimina que rotula,
que deixa os pequenos,
aqueles que consideram insignificantes, a margem.

Minha vida é sonhar.
Meu sonho não é o mais bonito, porem o mais podado.
Meu sonho é meu espaço,
espaço para sonhar, cantar,
sentir, pensar,
amar, viver, ser feliz.

Sou uma guerreira de armas vivas.
Minha espada é minha voz,
meu escudo o coração.
Sou a ingenuidade,
alma pura, ser fraterno.
Sou uma mulher com deficiência...

Cabe aqui, então, parabenizarmos a Benômia pelo expressivo poema, as demais integrantes das instituições que compõem o citado Fórum (Associação de Pais Amigos dos Excepcionais – APAE; Associação dos Deficientes Físicos de Mossoró – ADEFIM; Associação dos Deficientes Visuais de Mossoró – ADVM; Associação dos Surdos de Mossoró e Região – ASMO), e a AFLAM que apoiou com satisfação, esse importante evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário