quinta-feira, 14 de março de 2013

1º SARAU DA AFLAM / 2013

Para cumprir suas metas, relativas ao Biênio 2012/ 2013, a Academia Feminina de Letras e Artes Mossoroense (AFLAM), caminha firmemente, executando as atividades pré-estabelecidas. 


Conhecedora da programação da AFLAM, a Faculdade de Ciências e Tecnologia Mater Christi (FMC), através da Bibliotecária Marciele Oliveira, demonstrou interesse no estabelecimento de parceria, resultando na participação da FMC no Ciclo de Saraus da AFLAM.
Com esse espírito integrador foi realizado no dia 14 de março, as 19h, na sede da FMC, o Iº SARAU da AFLAM, destinado a comemoração do “Dia da “Poesia”, e do “Dia Internacional da Mulher”.

A abertura desse expressivo evento foi feita pela Direção Geral, representada pelo professor Carlos Alberto de Souza Soares, dando as boas vindas as Aflamnenses e destacando a importância da integração entre as instituições, FMC e AFLAM, tendo em vista o enriquecimento cultural e a prática extensionista.

Em seguida, a Bibliotecária da FMC Marciele Oliveira, pôs em evidência o convite formulado à AFLAM, como um instrumento contributivo ao desenvolvimento das atividades de extensão da FMC, para proporcionar à comunidade universitária, informações relativas a literatura e as artes.


Após sua fala, Marciela anunciou a palavra da Presidente da Academia Feminina de Letras e Artes Mossoroense, Maria Conceição Maciel Filgueira que informou ser a “AFLAM, uma instituição de cunho literário, lingüístico e artístico, com 40 acadêmicas efetivas vitalícias, seguindo a tradição iniciada no século XVII na Academia francesa. Destacou sua finalidade: cultivar a língua portuguesa, a literatura e as artes brasileiras; seus objetivos: valorizar e divulgar as criações e as produções culturais, científicas, artísticas e literárias das mulheres escritoras, pesquisadoras, poetisas, jornalistas, artesãs, musicistas, cantoras, pintoras, desenhistas, arquitetas, decoradoras e atrizes da cidade de Mossoró. Também enfatizou as suas ações: palestras,debates, lançamento de livros, revistas, concursos, exposições artísticas, estudos e socialização de saberes, seminários sobre os mais destacados assuntos que envolvam a produção de interesse cultural e científico, com a finalidade de constituir a valorização intelectual da mulher mossoroense, incluindo os saraus”.

Sobre o Sarau, a Presidente da AFLAM se deteve explicando, de forma objetiva, sua origem, significado e a evolução da prática propriamente dita, sendo atualmente bastante diversificado, mas sempre mantendo o horário, ao entardecer.

Por fim a Presidente agradeceu o especial convite da FMC que oportunizou a AFLAM se fazer conhecida, disseminando o potencial literário e artístico das suas integrantes. Sensibilizada, agradeceu a presença dos professores e Diretores FMC, que liberou sues alunos para o citado Sarau. 

Para iniciar a participação das Aflamnenses foi passado o comando das apresentações artísticas e culturais para a acadêmica e atriz TONY SILVA, âncora das apresentações, que anunciou para o publico:


O Recital de poesias pelas poetisasFátima Castro, Goreth Serra, Margareth Freire, Simone Costa, Socorro Fernandes e Vanja Reis. 


A Contação de História pela Acadêmica Dulce Cavalcanti 
Música de Goretti Alves, ABRIU A SUA PARTE, com a seguinte poesia

AS DUAS FLORES 
São duas flores unidas
São duas rosas nascidas 
Talvez do mesmo arrebol,
Vivendo,no mesmo galho, 
Da mesma gota de orvalho,
Do mesmo raio de sol.
Unidas, bem como as penas
das duas asas pequenas 
De um passarinho do céu...
Como um casal de rolinhas, 
Como a tribo de andorinhas 
Da tarde no frouxo véu.
Unidas, bem como os prantos,
Que em parelha descem tantos
Das profundezas do olhar... 
Como o suspiro e o desgosto,
Como as covinhas do rosto,
Como as estrelas do mar.
Unidas... Ai quem pudera 
Numa eterna primavera 
Viver, qual vive esta flor.
Juntar as rosas da vida
Na rama verde e florida,
Na verde rama do amor!

“Tony destacou Castro Alves, nascido em 14 de marco de 1847 e informou que o dia da poesia foi dedicado em sua homenagem, Antonio Francisco de... Fazenda Cabaceiras -Curralinho - Salvador - Poeta marcado pelo combate a escravidão, Poeta dos Escravos Poeta Condoreiro e mais, não é só  Salvador que tem Antônio ou Francisco e muito menos um Castro... Mossoró tem um ou uma Castro que é Fátima, é poeta? 
Fátima Castro: (recita) SOU POETA

Tony: Essa cidade surpreende-me com tudo e a todos.Como  um Mar que não é agua e nem Margarida que é rosa mais é Marga... reth, poetiza que explode, uma Explosão...
Margareth Freire: (recita) EXPLOSÃO

Tony: (rindo) Quando Deus quis descansar pedi SOS aos Fernandes e eles prontamente o atendeu mandando em forma de mulher um Fernandes que é Socorro.

Socorro Fernandes: (recita) MULHER

Tony: Entre todas as mais alta é tão igual mais diferente, que o Si é a sétima notas musical sofrejada agora como herdeira de Eva.
Simone Costa: (recita) HERDEIRA DE EVA

Tony: Ser mulher é força, é uma raça, ser humano, destemida. Escreveram nossa história. Ana Floriano, Chiquinha Gonzaga e Fátima afirma SOU MULHER (recita)

Tony: “E um cometa, uma estrela que surge num momento de felicidade é a FENIX –Margareth Freire.

Tony: O amor compõe essa mulher desde o osso menor do seu corpo, pra que ela em poesia se derrame num sentimento mais puro. Um desejo de SEMPRE VOU TE AMAR,vem cá Socorro Fernandes.


Tony: Fanática, fantástica, falante, fã ... Simone Costa: (recita ) FANATISMO

Tony: Me disseram que nos pequenos frascos encontra-se os melhores perfumes e eu acredito nesta máxima e tenho certeza que é verdade,Vanja Reis está ai pra comprovar de (recita) MÃO ARMADA

Tony: Doce, dulcíssima, do céu, da Dulce que traça o destino nas letras e rimas dos livros que escreve, bebendo no sonho de Cora com prazer de contar História... ERA UMA VEZ: A MOCA TECELÔ.

Encerrando esta primeira parte, veio a Música, o canto de Goretti Alves: SE TODOS FOSSEM  IGUAIS A VOCÊ.

Outro ponto alto do SARAU foi a participação do  Professor, Pós-doutor, Paulo Lobo Saraiva, da FCT da Mater Christi, enfatizando o valor e a importância da AFLAM, mediante elogios direcionados ao trabalho e ao potencial das mulheres da academia, que tem à frente a grande Presidente, Conceição Maciel. Ressaltou também o valor da integração FMC E AFLAM, recitou uma poesia e entregou flores à Presidente Conceição Maciel.


Tentando encerrar o evento, a Presidente Conceição Maciel convidou o público para apreciar a exposição literária e artística, das integrantes da AFLAM, quando foi entrecortada pela Bibliotecária e organizadora do evento, a Professora Marciele Oliveira, que pediu à Aflamnense Goreti Alves para cantar Ave Maria de Gounoud. Esse momento foi tido como distinto, suscitando nos presentes elevados e importantes sentimentos.

Por fim a Presidente da AFLAM, Conceição Maciel, convidou as acadêmicas para subirem ao palco e agradecer à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Mater Christi e ao seleto público.


FOTOS DA PRESIDENTE DA AFLAM, DIRETORES E PROFESSORES DA FAC - SARAU DA AFLAM




FOTOS DAS ACADÊMICAS DA AFLAM - SARAU NA MATER CHISTI




Nenhum comentário:

Postar um comentário