
A Academia Feminina de Letras e Artes Mossoroense (AFLAM), lamenta profundamente a perda de uma das figuras de peso da cultura de Mossoró, Antonio Gonzaga Chimbinho. Este grande homem, embora açuense, aqui foi acolhido como filho da terra, ao que assumiu esta adoção correspondendo com ações edificantes em prol do seu engrandecimento.
Ao chegar nesta cidade, prestou grandes e significantes serviços. Inicialmente, trabalhando na Livraria Universitária, tornando-se empresário; seguindo, como Professor de História da rede estadual de ensino tornou-se muito querido dos alunos; como professor universitário da Fundação Universidade Regional do Rio Grande do Norte, foi consagrado e chegou a ocupar o cargo de Reitor da FURN.
Vale ressaltar que, como Presidente da Fundação Municipal de Cultura, em três gestões, contribuiu para transformar Mossoró na Cidade da Cultura, sendo braço forte da então prefeita Rosalba Ciarlini (DEM), na criação do Mossoró Cidade Junina e O Auto da Liberdade, eventos que colocaram Mossoró na agenda cultura do País, abrindo os horizontes ao turismo.
Homem sensível, lúcido, de visão, teve papel preponderante na criação da AFLAM. Ao tomar conhecimento da idéia de sua fundaçã,o por Maria de Fátima Castro (idealizadora e 1ª Presidente), Gonzaga deu todo apoio, logo se prontificando com o espaço para o seu funcionamento, cedendo uma sala na Biblioteca Ney Pontes Duarte, local onde funciona até hoje. Além disso, sempre participou dos eventos realizados por esta Entidade, marcando presença na Solenidade de Fundação e permanentemente deixou as portas abertas da Fundação de Cultura para a AFLAM, sendo por merecimento, o nosso Sócio Emérito.
A marca de uma personalidade simples, risonha, de homem atencioso e gentil, indistintamente, fosse quem fosse de qualquer classe social, conquistando amizades de todas as gerações, desde a criança até o idoso, permanentemente transmitindo alegria de viver, é inesquecível aos que tiveram o privilégio de com ele conviver.
Sua missão foi cumprida e sua lembrança está eternizada no nosso coração, de cada uma das acadêmicas AFLAM em particular e dos mossoroense.
Em nome das confreiras da AFLAM, apresento meus votos de pesar a sua esposa, Jandira, seus três filhos, demais familiares e amigos, neste momento de dor.
Maria Conceição Maciel Filgueira
Presidente da Academia Feminina de Letras e Artes Mossoroense.
Presidente da Academia Feminina de Letras e Artes Mossoroense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário