sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

- DISCURSO DA PRESIDENTE DA AFLAM NO CENTENÁRIO DE MARIETA LIMA

A Academia Feminina de Letras e Artes Mossoroense – AFLAM -sente-se privilegiada por ter sido convidada para fazer parte da organização dos festejos comemorativos dos cem anos de Marieta Lima, que ocupa a acadêmica de n° 13 desta Entidade.

Acima de tudo é preciso destacar, sobretudo, que a AFLAM se sente altamente honrada de possuir, entre seus membros, a famosa artística plástica que ilustra a AFLAM, Mossoró, o Estado e por que não dizer o país com suas obras espalhadas por vários cantos do Orbe?

Imperioso é reconhecer e destacá-la como a primeira mulher artista plástica centenária, não só em Mossoró, mas no RN, tornando-se memória viva de Mossoró por ter acompanhado toda a trajetória política e social da cidade. O seu nome é marca positiva e indissoluvelmente registrada na história da MULHER MOSSOROENSE.

A presença ilustre, ENTRE NÓS, da personalidade lúcida de Marieta, embora não mais atuante profissionalmente diante da longevidade, garante o brilhantismo de nossa Academia, pela sua história, pela sua criatividade produtiva, pela sua tenacidade, pela sua vitória, enriquecendo, sem dúvida nenhuma, igualmente o nosso Quadro de Sócios.
Como não render as merecidas homenagens à grande Marieta, que durante mais de oito décadas prestou sua contribuição como cidadã atuante na cidade de Mossoró e para o Estado do Rio Grande do Norte como artista plástica, professora de pintura e de desenho da rede pública? Como não, honrar condignamente, o ser humano ímpar, de rara disposição, sinônimo de trabalho e exemplo de mulher guerreira, que soube quebrar paradigmas e inovar no decorrer de sua historia?
A AFLAM se ALEGRA de poder comemorar e parabenizar Marieta e sua família, pelo SEU centenário, tendo o especial privilégio de poder fazê-lo com a sua presença VIVA!
Senhoras e Senhores, Confrades e confreiras, a AFLAM hoje tem a felicidade de estar homenageando o MILAGRE DA VIDA, A GRAÇA DA EXISTENCIA DE MARIETA LIMA, consciente de que, a graça de uma vida longa fica reservada aos bons e limpos de coração e de espírito, que praticou boas obras. Esta nobre Acadêmica “combateu o
bom combate,acabou a carreira, guardou a fé”, como afirmou Paulo, Apóstolo. Desde agora, a coroa da justiça lhe está guardada, a qual o Senhor, justo juiz lhe recompensará...

Muito obrigada! 

Maria Conceição Maciel Filgueira
Presidenta da Academia Feminina de Letras e Artes Mossoroense - AFLAM


Nenhum comentário:

Postar um comentário