ANIVERSÁRIO DA AFLAM E DO PROFESSOR BENEDITO
(28 DE AGOSTO DE 2010)
(28 DE AGOSTO DE 2010)
Dígno Ministro do Supremo Tribunal de Contas, Dr.Ubiratan Aguiar;
Dignissimo Professor Benedito Vasconcelos;
Dignissimo Presidente da Academia Norteriograndense de Letras, Jornalista Paulo Macedo;
Demais integrantes da mersa;
Presadas Confreiras;
Ilustres convidados.
Dignissimo Professor Benedito Vasconcelos;
Dignissimo Presidente da Academia Norteriograndense de Letras, Jornalista Paulo Macedo;
Demais integrantes da mersa;
Presadas Confreiras;
Ilustres convidados.
Três pontos importantes norteiam a minha fala: O aniversário do Dr. Benedito Vasconcelos Mendes, o aniversário dos três anos de fundação da AFLAM e homenagear Paulo Macêdo, Presidente da Academia Norteriograndense de Letras, em exercício, com a entrega do título de Sócio Honorário da AFLAM.
Primeiramente, me volto para Benedito, o aniversariante do dia, que é o alvo das atenções de hoje, o anfitrião deste grande evento cultural: Benedito, a vida é um presente de Deus! Se Deus lhe propiciou viver em contato com a natureza no seu Rancho Verde, a contemplar o sol, ouvindo o canto dos pássaros, acordar com o cheiro das flores, adormecer com o clarão da lua, pode acreditar que já valeu a pena ter nascido.
Em nome de todas as acadêmicas da AFLAM, receba os Parabéns por mais um ano de vida! Hoje você faz aniversário, mas quem ganha presente somos nós, que temos o privilégio de estarmos incluídas no seu círculo de amizades, e que tivemos a honra de receber o seu convite para comemorarmos o aniversário da AFLAM, junto ao seu aniversário.
Como todos e todas sabem o trabalho de Benedito é incansável em favor de Mossoró e do Semiárido, mantendo este patrimônio cultural de tão grande relevância para a Região – O MUSEU DO SERTÃO - a disposição da coletividade. Apesar de cearense, de Sobral, tem uma larga folha de serviços prestados a Mossoró, à região e até ao Brasil.
Benedito é Sócio Correspondente da Academia Cearense de Letras, membro do IHG, da Academia Norteriograndense de Ciências, Academia Mossoroense de Letras, Academia Sobralense de Estudos e Letras e Instituto Ceará.
Portanto, Benedito, nesta data tão significativa, queira receber um poema de Flauzineide de Moura Machado, Professora reconhecida, poeta por vocação e divulgadora litero cultural:
VIVA A VIDA
Viva a vida com amor,
Com esperança e fervor.
Viva a vida todo dia, com amor no coração.
Viva a vida com alegria, com expressão.
Dê carinho a seu irmão
Viva a vida com com jeitinho, de mansinho,
Vá vivendo com carinho,
Abrindo seu pensamento,
Revendo os direitos seus.
Viva a vida palpitante,
Sorridente a cantar,
Viva a vida com encanto,
Faça feliz seu canto,
Dê brilho ao seu olhar,
Viva a vida vá vivendo,
Vá crescendo e aprendendo,
Que vale a pena sonhar!
Com esperança e fervor.
Viva a vida todo dia, com amor no coração.
Viva a vida com alegria, com expressão.
Dê carinho a seu irmão
Viva a vida com com jeitinho, de mansinho,
Vá vivendo com carinho,
Abrindo seu pensamento,
Revendo os direitos seus.
Viva a vida palpitante,
Sorridente a cantar,
Viva a vida com encanto,
Faça feliz seu canto,
Dê brilho ao seu olhar,
Viva a vida vá vivendo,
Vá crescendo e aprendendo,
Que vale a pena sonhar!
Passando para o aniversário dos 3 anos de existência AFLAM, logo me vem à memória, o dia em que recebi o convite confiante de Fátima Castro, para eu ser a sua a Vice-Presidenta, compondo a Diretoria Provisória da AFLAM. Confesso que, em princípio, fiquei, entre surpresa, confusa e hesitante. Porém, a sua credibilidade à minha pessoa foi tão forte, que não tive como não aceitar. Passados 1 ano e meio, mais um desafio: Fátima Castro transfere o cargo de Presidenta para mim, e em Novembro de 2009, as acadêmicas me elegeram, por unanimidade, à Presidenta da AFLAM, tomando posse em 27 de abril de 2010. Isso significou, para mim, conhecer a generosidade das confreiras que compõem esta academia, dando-me o voto de confiança, não tendo eu, senão, o objetivo de tentar fazer o melhor possível para cumprir com esta missão.
Durante estes 3 anos, passamos pela fase de estruturação e organização da Academia, elaborando e avaliando o Estatuto, organizando a defesa das patronas, criamos o site, fizemos parcerias com outras academias, a exemplo da ALACE, com a divulgadora litero-cultural, Flauzineide Moura, participamos de FEIRA DO LIVRO, lançamentos de livros, shows artísticos e culturais; promovemos alguns eventos, sendo o de maior repercussão, o AFLAM NA PRAÇA e recentemente, registramos a Academia.
Hoje, aqui no Rancho Verde, estamos a comemorar mais um ano de caminhada pelas sendas da cultura. Nessa trajetória, não podemos esquecer os que nos deram os alicerces, como Wilson Bezerra de Moura, Dr. Jerônimo Dix-sept Rosado Sobrinho e Antonio Gonzaga Chimbinho. Além do apoio das importantes instituições mossoroense: AMOL (Academia Mossoroense de Letras), do ICOP (Instituto Cultural do Oeste Potiguar) e outras entidades como APOEMA (Associação de Poetas e Prosadores de Mossoró).
Porém, a Academia não teria avançado, não fosse o total incentivo e orientação de Maria do Socorro Cavalcanti (nossa Presidenta de Honra) e do apoio efetivo das acadêmicas, em termos de compreensão, trabalho, contribuição, companheirismo, atuação conjunta e cooperativa. Na AFLAM as estrelas não brilham isoladas, mas em constelação. São essas mulheres: escritoras, poetisas, pesquisadoras, jornalistas, artistas, musicistas, pintoras e atrizes, que brindam o seu potencial e integram-se para preservar, ampliar e fortalecer a atuação feminina em Mossoró para, assim, serem reconhecidas pelos seus talentos e valores.
Dessa forma, quero agradecer os apoios, incentivos e a confiança, que me tem dado firmeza na condução dos destinos da AFLAM, abrindo-me horizontes e possibilidades de esperanças e vitórias. Assim, se eu já acreditava, que a perseverança vence o impossível, ao me juntar a esse grupo, aumentei ainda mais o estimulo a perseverar e intensificar o ânimo a nunca esmorecer, mesmo deparando-me com situações embaraçosas, decepcionantes que tendem ao desânimo.
Por isso é que estamos hoje, aqui, a dividir com os presentes, este momento de alegria em que a Academia completa 3 anos de criação.
Agora, voltando-me para PAULO MACEDO, Presidente da Academia Norteriograndenseque de Letras, pessoa bastante conhecida e admirada em todo o Rio Grande do Norte e em muitos Estados da Federação.
Há mais de 4 décadas escreve em jornal, iniciando no Jornal de Natal e hoje permanece no Diário de Natal (associados). Há 29 anos faz programa de televisão, passando pela Rede Tupi em Recife, TV Ponta Negra –SBT, onde permanece. Já presidiu várias instituições governamentais, foi Diretor de Turismo do Estado do RN, Secretário de Turismo (por 4 vezes), Secretário de Cultura da Prefeitura Municipal de Natal, Presidente da Fundação José Augusto, Ex-Diretor da Assembléia Legislativa do RN, Membro Honorário e Benemérito de 32 Instituições de serviços comunitários, culturais e educacionais e clubes de serviços, como Lions e Rotary. Sendo, convidado para proferir palestras em congressos dentro e fora do país.
É graduado em Comunicação social (UFRN), graduado pela Escola Superior de Guerra RJ, Curso de turismo no Estado no Maine – EUA, Curso de Liderança e Cultura - São Paulo. Estágios culturais, em Portugal, Inglaterra, França Espanha, Alemanha,
Condecorado com todos os títulos, medalhas e diplomas, do Exército, Marinha e Aeronâutica, decretos dos últimos cinco Presidentes do Brasil e Cavalheiro da Ordem Superior da Itália, assinado pelo Presidente italiano, Cidadão Honorário dos 154 municípios potiguares.
Por todos os seus serviços prestados à cultura do Estado, da região e do país, e pelo carinho que tem para com a nossa Academia, participando, inclusive dos festejos comemorativos dos 3 anos de sua fundação é que temos a grata satisfação de entregar a Paulo Macedo, o Título de sócio Benemérito da AFLAM.
Muito obrigada,
Muito obrigada,
Maria Conceição Maciel Filgueira
Presidenta da AFLAM
Rancho Verde - Mossoró-RN, 28 de agosto de 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário