Maria do Socorro Cavalcanti
Presidenta de Honra da AFLAM
Coordenadora do Site
Presidenta de Honra da AFLAM
Coordenadora do Site
A festa para comemorar os aniversários da AFLAM, (três anos de existência), e do Professor Benedito Vasconcelos, foi realizada no dia 28 de agosto de 2010, no Museu do Sertão e contou com um público seleto, voltado para os aspectos sócio, econômico, politico e cultural.
Dentre tantos convidados, os dirigentes das principais intituições tomarama acento à mesa dos trabalhos, numa deferência aos seus compromissos para com a sociedade.
Realmente esse encontro, pela sua programção e a congregação de ilustres personalidades, teve de tudo um pouco, que auxiliou no suprimento do muito que todos nós precisamos - literatura, cultura de um modo geral. Ela, na realidade, proporcionou aos presentes, o que estava expresso no Convite: “UM DIA DE CONFRATERNIZAÇÃO E CULTURA”.
A programação incluiu, além da Missa de Ação de Graças pelos aniversariantes - o professor Benedito Vasconcelos e a Academia Feminina de Letras e Artes Mossoroense; visita ao Museu do Sertão; lançamento do livro “70 poemas para Orvalhar o Outono”; elogio à Patrona da Cadeira 10 da AFLAM, - a educadora Maria Montessori, (complementado com exposição de livros e material didático);entrega de Títulos Honoríficos; recital poético; performance teatral, a cargo das acadêmicas da AFLAM, e um excelente e farto almoço, regado à música.
A Missa em ação de graças pelos citados aniversariantes, foi linda, contou com a participação de várias pessoas, inclusive das acadêmicas Taniamá Vieira da Silva Barreto, Maria de Fátima Castro, Dulcinéa Aguiar Cavalcante, Helenita Castro Soares e da Presidenta Maria Conceição Maciel.
A celebração da eucaristia foi proferida pelo Padre Manoel Guimarães Neto que, brilhantemente, interpretou o evangelho, encantando e sensibilizando os presentes.
A visita ao Museu do Sertão foi antecedida pela narrativa do Professor Benedito Vasconcelos, que forneceu para os visitantes uma verdadeira aula sobre os costumes, crenças, valores e usos das famílias antepassadas, que habitaram o semi-árido nordestino, bem como informações referentes a história de vida, o patrimônio e o futuro projetado para o referido Museu.
Os visitantes, ao percorrerem os oito (08) galpões, destinados à concentração de objetos referentes à casa de farinha, o engenho de rapadura, o alambique de cachaça, a casa de cera, a queijaria, a cocheira, a bodega e a unidade destinada à outros utensílios, ficaram surpresos e deveras encantados com a concentração de tamanha riqueza histórica, do semi-árido.
O lançamento do cogitado livro, “70 POEMAS PARA ORVALHAR O OUTONO”, de autoria do Vice-presidente da Academia Cearense de Letras, José Maria barros Pinho, foi apresentado pelo Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Dr. Ubiratan Diniz Aguiar e, após a solenidade, foi dado início a sessão de autógrafos pelo escritor e poeta Barros Pinho.
O Elogio direcionado á Patrona da Cadeira 10 da AFLAM, Maria Montessori, foi proferido de forma brilhante, pela acadêmica Maria do Socorro Fernandes, ocupante da mencionada cadeira. A citada acadêmica, logo após a solenidade, no local onde se encontrava a exposição do material sobre a educadora Maria Montessori, procedeu aos autógrafos da sua obra, intitulada: “MARIA MONTESSORI A EDUCADORA QUE DESCOBRIU A CRIANÇA”.
![]() |
Dois títulos de Honra ao Mérito foram outorgados nesta solenidade, às ilustres personalidades: Dr. Ubiratan Diniz Aguiar, Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), e Paulo Macedo, Presidente da Academia Norte-rio-grandense de Letras (ANL).
O diploma do Ministro Ubiratan Aguiar, foi entregue pela acadêmica Dulcinéa Aguiar Cavalcante, após a saudação e as informações referentes ao admirável curriculo formado ao longo da sua vida, pelo desempenho da sua missão, voltada para servir o seu estado -o Ceará e, posteriormente, o Brasilpaís como Ministro do Tribunal de Contas da União.
Ao receber o diploma, o Ministro externou seu contentamento, agradeu de forma brilhante e disse ter a satisfação de passá-lo para sua esposa, Terezita Aguiar, a quem ele atribui o sucesso da sua vida.
O Diploma de Sócio Honorário outorgado pela Academia Feminina de Letras e Artes Mossoroense (AFLAM), ao jornalista e escritor Paulo Macedo, Presidentre em exercício da Academia de Letras do Rio Grande do Norte, foi entregue pela Presidenta da AFLAM, Maria Conceição Maciel Filgueira. A referida presidenta, no seu discurso destacou a riqueza curricular do homenageado e agradeceu a sua atuação relacionada à literatura e a cultura, como fator contributivo para o desenvolvimento do nosso Estado. O homenageado, por sua vez usou a palavra, agradecendo o honroso título, parabenizando a AFLAM pelo profícuo desempenho, desejando pleno sucesso a todas a acadêmica e se colocando a disposição da Academia, para estabelecer parcerias. Elogiou, por demais, a Festa, externou seu contentamento e admiração pela riqueza concentrada no Museu do Sertão, o sistema elogiável da administração, empreendida pelo seu Diretor e o destino projetado para a continuidade do mencionado Museu. Agradeceu ao professor Benedito Vasconcelos o honroso convite, parabenizando-o pelo seu aniversário e desejando um futuro promissor para ele como Diretor do Museu e cidadão exemplar, voltado para o progresso da região nordestina.
Dentre tantas atividades artísticas, previstas na programação, para as acadêmicas da AFLAM, considerando o tempo, só foi possível a declamação de um poema por Fátima Castro e a performance teatral por Francisca Lenilda da Silva e Joriana de Freitas Pontes.
O desempenho dessas artistas foi considerado excelente, pela platéia que se manifestou aplaudindo-as com denotado entusiasmo.
O desempenho dessas artistas foi considerado excelente, pela platéia que se manifestou aplaudindo-as com denotado entusiasmo.
![]() |
Nessa solenidade fizeram uso da palavra o Ministro do Tribunal de Contas da União, Dr. Ubiratan Diniz Aguiar; o Presidente da Academia Norte-riograndense de Letras, Paulo Macedo, o Vice-presidente da Academia Cearense de Letras, José Maria barros Pinho, o Professor Benedito Vasconcelos, a Presidente da AFLAM Conceição Maciel, e a respectiva Presidenta de Honra, Maria do Socorro Cavalcanti.
A maioria dos oradores falou de improviso, razão pela qual apresentamos, neste Site, apenas os textos dos discursos, redigidos e proferidos pelas integrantes da AFLAM, Maria Conceição Maciel Filgueira e Maria do Socorro Cavalcanti.
Para documentar o evento aqui descrito, foi editado por Fábio Paiva de Mediros (Webdesigner do Site da AFLAM), o DVD intitulado: “UM DIA DE CONFRATERNIZAÇÃO E CULTURA - 28/08/2010 (Aniversário do Diretor do Museu do sertão, Professor Benedito e dos Três Anos de Existência da AFLAM).
Eesse DVD inclui detalhes atinentes a referida solenidade, os quais podem ser vistos, lidos e ouvidos, mediante o clique nos menus especificados no DVD, os quais estão à mostra na capa do DVD, abaixo esposta. Para a aquisição do mesmo, a solicitação deve ser encaminhada à AFLAM, através dos e-mail's: ceicaomaciel@yahoo.com.br ou sos.cavalcanti@hotmail.com
![]() | ![]() |
Concluída a solenidade foi servido o tradicional almoço, seguido de momentos descontraídos, favoráveis à aproximação para a troca de idéias, centrada nas artes, na doação de livros, bem como na entrega de cartões de visita, sinais indicativos de possíveis intercâmbios, voltados para as áreas afins.
Mossoró, agosto de 2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário