Izaíra Thalita da Silva Lima
AFLAM - Cadeira 8
AFLAM - Cadeira 8
O que seria de uma cultura forte sem a continuidade de suas tradições e de suas raízes pelo seu povo? A alegria do Carnaval em Mossoró, na época em que as ruas eram o palco da festa e não importava qual a sua idade, havia espaço para todos: pobres ou ricos, crianças ou idosos, ficaram para trás. Vestir uma fantasia era a única exigência e pular até não agüentar mais, a única alternativa.
Folião que viveu esses tempos sabe o que é saudade deste Carnaval em sua autenticidade maior. E foram foliões saudosos que deram início ao projeto de voltar a pôr nas ruas a figura dos bonecos que arrastam o povão na mais democrática folia. Aliás, uma boneca, a Maria ‘Espáia Brasa’, que este ano sairá pela segunda vez no Carnaval de Mossoró, num arrastão de alegria. E como diz a atriz Tony Silva, uma das idealizadoras da boneca, “mais abusada e cheia de si do que nunca!”.
“Procuramos, com a Maria Espáia Brasa, resgatar as nossas bases, aquele carnaval da década de 1965 a 1971 em Mossoró, quando a população saía atrás dos bonecos gigantes Maria Manda Brasa e Mamãe Dolores. Ainda hoje, a imagem daqueles carnavais está na mente das pessoas, que eram crianças ou adultos na época. Por isso, nós tínhamos esse compromisso com as nossas raízes, de trazer de volta essa alegria”, explica a atriz Tony Silva contando quando surgiu a idéia da boneca na rua, com o apoio do Movimento Negro de Mossoró – Raízes, e da professora Ivonete Soares, que a incentivou na proposta e na elaboração.
A idéia da boneca ‘Maria’ mereceu o apoio de muita gente e atualmente várias entidades, instituições e órgãos são colaboradores no compromisso de pô-la na rua, com orquestra João Célio e seus metais. “Com essa ajuda, a boneca foi para um spa e este ano estará pesando somente 150 quilos, metade do que pesava ano passado, quando o bonequeiro suou mesmo para carregar seus quase 300 quilos”, conta sorridente Tony Silva.
Dentro da sua proposta, a boneca juntará neste carnaval de 2003 vários personagens do passado. Além da população que sairá em sua companhia, seguirão a boneca: ursos, o histórico Duíte dos Chocalhos, hoje com 77 anos, as escolas de samba e blocos tradicionais como os Acadêmicos dos Salinistas (coordenados pelo Sr. Chico Carão), Explosão da Riachuelo (coordenado por Francisco das Chagas), Quinquin à frente da bateria da boneca ‘Maria’ e suas marchas carnavalescas, frevos e sambas tradicionais.
Maria ‘Espáia Brasa’ aparecerá na terça-feira de Carnaval, dia 4 de março, às 14 horas, da concentração na residência da atriz Tony Silva (na residência da atriz Tony Silva, à rua Melo Franco, 1398, Bom Jardim) e fará homenagens e saudações passando pelas casas dos carnavalescos, numa trajetória sem pressa.
“Nós ressaltamos a importância da participação e convidamos todas as pessoas alegres a virem fazer a festa conosco. Faça sua fantasia e venham brincar com a Maria”, reforça Tony Silva.
Mossoró-RN, 2002
Nenhum comentário:
Postar um comentário